#CentenárioCaymmi | Os baianos influenciados

30/04/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

30/04/2014

Dorival Caymmi era um homem de muitos amigos. Sempre rodeado de artistas que o adoravam, o cancioneiro deixou um legado imenso para a MPB através de suas composições sofisticadas que levaram o folclore e a cultura afro-brasileira aos centros urbanos de todo país.

Caymmi influenciou gigantes da nossa música, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, João Gilberto, Maria Bethânia e o grupo Novos Baianos, todos eles nascidos na mesma terra natal do cancioneiro, a Bahia. Em entrevista ao jornal português Expresso Lisboa, Caetano disse: “Escrevi 400 canções e Dorival Caymmi 70. Mas ele tem 70 canções perfeitas e eu não”.

*

Tom Zé descreve as canções do seu professor Caymmi assim: “Sua música não era nem de folclore nem urbana. Ele tinha uma liberdade de atuar, no ato de compor. Influenciou a bossa nova e a música urbana”. João Gilberto escreveu o poema abaixo em homenagem ao compositor para publicação exclusiva no jornal O Globo, em 1999:

Amo você desde menino.
Você é imenso, único.
Obrigado por tudo.
Agora cantamos pra Deus proteger-te.
Um beijo carinhoso,
João

Gil, outro baiano influenciado por Caymmi, conta a história da música “Domingo no Parque”, que escreveu por causa do compositor: “‘Domingo no Parque’, como ‘Luzia Luluza’ e outras do mesmo período, foi feita no Hotel Danúbio, onde eu morei durante um ano, em São Paulo. Nana [Caymmi] dormia ao meu lado. Nós tínhamos vindo da casa do pintor Clovis Graciano – amigo de Caymmi -, onde eu tinha rememorado muito a Bahia e Caymmi. Eu estava impregnado disso, e por isso saiu ‘Domingo no Parque’: por causa de Caymmi, da filha dele, dos quadros na parede. A umas duas da manhã fomos para o hotel e eu fiquei com aquilo na cabeça: ‘Vou fazer uma música à la Caymmi, fazer de novo um Caymmi, Caymmi hoje!’ Peguei papel e violão e trabalhei a noite toda. Já era dia, quando eu terminei. De manhã, gravei.”

Pra você comemorar o centenário de Caymmi junto com eles, dá o play abaixo na playlist especial só com baianos que viram em Caymmi um grande professor. Você vai ouvir de covers a músicas que buscaram inspiração no cancioneiro.

Tags:, , , , ,

30/04/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE