_Por Crib Tanaka
Os looks dos rock stars sempre são comentados e motivo de matérias e editoriais. Mas o cabelo também faz parte na hora de montar o personagem. Assim como nós, mero mortais, que aderimos à tesoura para mudar um pouco a nossa história, o mesmo acontece com os que estão nos palcos. A gente foi atrás de algumas imagens para dividir aqui com você e refletir sobre os fios.
Os Beatles revolucionaram tudo, tudo, tudo. E o cabelo moptop (com franjinha) foi seguido por vários fãs, inclusive mulheres. Outro dia, Ringo Starr brincou que Justin Bieber estava “roubando seu corte”, em declaração ao site NowPublic. O corte também deu nome à banda brasileira homônima.
Keith Richards tem um corte ícone, que serviu de inspiração para Patti Smith.
Patti atraiu todas as atenções quando apareceu com o cabelo desgrenhado, repicado, que complementava seu visual andrógino. Ela declaradamente dizia que sua inspiração tinha sido Keith.
Nessa mesma época, final dos anos 70, Debbie Harry atacava o CBGB com seu rosto incrível, olhos marcados e cabelos dourados e picotados de maneira sexy.
Os Ramones lançaram o visual que até hoje os meninos adotam: jaqueta de couro, calça jeans surrada, t-shirt, Converse e cabelos “sujinhos”.
Nos anos 80, Joan Jett bradou o hino “I Love Rock’n’Roll” e garantiu o top da Billboard por mais de 1 mês. O estilo girl power ficava por conta da atitude no palco e do visual, que incluía cabelos navalhados, sem volume, de comprimento médio.
Hoje, os cortes adotados pelos rock e pop stars variam demais. São mil cores, mechas, fios. A gente curte os undercuts que Rihanna e Kelly Osbourne adotaram por um tempo.
E você, qual é o pente que te penteia?
@Crib Tanaka é carioca-sansei, jornalista e trabalha com marketing. Acredita cada vez mais no ditado que diz “temos dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos.”