Black Crowes chega ao fim

16/01/2015

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos:

16/01/2015

Quem toca com o irmão sabe, ter uma banda entre irmãos é tão divertido quanto complicado. Foi justamente um desentendimento entre os irmãos Chris e Rich Robinson que pôs um fim definitivo ao Black Crowes.

O mais chato é que, aparentemente, os irmãos fundadores da banda romperam por causa de divergências administrativas (leia-se, por dinheiro). Rich, o guitarrista do grupo, publicou um anúncio em sua página do Facebook que afirma: “É com grande desapontamento e pesar que, depois de ter tido o privilégio de compor e tocar a música do The Black Crowes pelos últimos 24 anos, me sinto na posição de dizer que a banda acabou. (…) Eu não poderia estar mais orgulhoso do que nós alcançamos e atingimos pelas relações que as pessoas criaram e mantiveram com nossa música. Isso por si só é a maior honra de ser um músico. Eu amo meu irmão e respeito seu talento, mas sua demanda atual de que eu deveria abandonar minha parcela da banda e que nosso baterista por 28 anos e parceiro original, Steve Gorman, deveria abrir mão de 100% da sua parte, reduzindo-o a um trabalhador assalariado, não é algo com que eu possa concordar”.

*

É lamentável que uma união musical que começou ainda quando os irmãos Robinson estavam no colégio acabe assim. O primeiro disco do Black Crowes, Shake Your Money Maker, saiu em 1990 e foi um sucesso enorme que chegou a vender mais de 5 milhões de cópias. De alguma forma, o grupo conseguiu dar uma roupagem atualizada para a sonoridade do rock sulista dos Estados Unidos, fortemente ligado ao blues e às baladas folk, unindo ele ao hard rock do início dos anos 1990. Foi só a partir do disco Lions (2001) que a banda incorporou um som mais viajante, com muitos violões de corda de aço, à sua música. Até 2002, quando o baterista Steve Gorman saiu e o grupo fez a sua primeira pausa, eles lançaram seis discos.

Depois de quatro anos de hiato, momento em que os irmãos Robinson se dedicaram às suas carreiras solo, o Black Crowes voltou a tocar junto. Em 2008, eles lançaram Warpaint, álbum que foi super bem recebido e deu um novo fôlego para o grupo. Esse foi o último disco 100% de estúdio lançado pela banda, depois dele saíram vários outros ao vivo. Em 2009, saiu o último disco de inéditas, Before the Frost…Until the Freeze, gravado no estúdio do Levon Helm, do The Band. Os últimos lançamentos, Croweology (2010) e Wiser for the Time (2013) trazem apenas novas versões de clássicos da banda.

A gente se despede da banda com uma playlist exclusiva em homenagem ao fim do grupo:

Tags:, , , , , , , , , , , ,

16/01/2015

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes