Happy bday, Blood Sugar

24/09/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

24/09/2013

Há exatos 22 anos, o Red Hot Chili Peppers colocava nas prateleiras a obra-prima intitulada “Blood Sugar Sex Magik”. A gente já abriu um Jack Daniel’s pra comemorar este aniversário, mas vai começar a beber só depois de te contar 5 coisas sobre o álbum.

1 Casa mal-assombrada
O produtor Rick Rubin instalou os Chili Peppers numa casa em Los Angeles, a “The Mansion”, que pertenceu ao famoso mágico Harry Houdini. Durante dois meses, eles ficaram por lá, gravando e vendo fantasmas. “Mas ele era bondoso”, afirmou o guitarrista John Frusciante. “Só energias positivas pareciam rolar pela casa.” Já Chad Smith preferiu não arriscar e dormiu todas as noites em outro lugar, indo diariamente de moto para as gravações.

*

2 Bastidores
A gravação do disco rendeu um documentário. “Funky Monks” foi dirigido por Gavin Bowden e está na íntegra no Youtube. Reserve 1h30min do seu dia pra assisti-lo.

3 Números
Eleito um dos melhores álbuns dos anos 90 por diversas publicações, “Blood Sugar” rendeu muito para o Red Hot. Alguns números, você pode ver no infográfico publicado pela Warner Music Brasil, gravadora da qual a banda passou a fazer parte justamente neste disco.

red hot info

4 Solos de guitarra
“Blood Sugar” é uma obra-prima completa, mas as guitarras de John Frusciante são um caso à parte, e não apenas por serem inspiradas em Jimi Hendrix e Eddie Hazel, do Funkadelic. “Na época, meus dedos estavam muito mais fortes, porque toquei sem parar desde os 12 anos de idade”, explica o próprio guitarrista. A propósito, no vídeo abaixo, você confere as guitarras do cara isoladas:

5 Set do Frusciante
Se você ficou interessado em reproduzir o que ouviu acima (e está a fim de quebrar o porquinho), confira o set usado pelo guitarrista na gravação de “Blood Sugar”.

“The Power Of Equality”: Fender Stratocaster ‘62
“If You Have To Ask”: Fender Stratocaster ‘55
“Breaking A Girl”: Taylor 314
“Funky Monks”: Fender Stratocaster ‘55
“Suck My Kiss”: Fender Stratocaster ‘55
“I Could Have Lied”: Fender Stratocaster ‘62
“Mellowship Slinky In B Major”: Fender Stratocaster ‘55
“The Righteous & The Wicked”: Fender Stratocaster ‘55
“Give It Away”: Fender Stratocaster ‘62
“Blood Sugar Sex Magik”: Fender Telecaster
“Under The Bridge”: Fender Jaguar
“Naked In The Rain”: Fender Stratocaster ‘62
“Apache Rose Peacok”: Fender Telecaster
“The Greeting Song”: Fender Stratocaster ‘55
“My Lovely Man”: Fender Stratocaster ‘62
“Sir Psycho Sexy”: Fender Telecaster
“They’re Red Hot”: Fender Stratocaster ‘55

Tags:, , , , , , , ,

24/09/2013

Revista NOIZE

Revista NOIZE