Nesta semana, o produtor BiD embarcou para Los Angeles para mixar as músicas de seu novo projeto. A iniciativa inédita no mundo, uniu Brasil e Jamaica no álbum Bambas Dois, que mistura o reggae da América Central e o forró tupiniquim. O disco também é fruto de Mario Caldato, que já trabalhou com Beastie Boys, Beck, Björk, Marcelo D2 e com o próprio BiD em álbuns como Afrociberdelia (Chico Science & Nação Zumbi).
Mario e BiD levaram para a Jamaica bases pré-gravadas com grandes nomes da música brasileira. Segundo ele, a junção criou uma sonoridade única. “É evidente o parentesco dos ritmos jamaicanos e nordestinos, mas a junção deles resultou numa terceira coisa que não é reggae nem forró. As músicas renasceram”, conta.
O álbum Bambas Dois deve ser lançado no segundo semestre. Porém, já é possível escutar os dois primeiros singles no portal Natura Musical. As músicas são “All Faya”, com participações do jamaicano Jesse Royal, da cantora Karina Buhr e do guitarrista Lúcio Maia (Nação Zumbi); e “Only Jah Love” (Sizzla + BiD), com participações do jamaicano Sizzla Kalonji, do baixista Bi Ribeiro. O “tambores” na Nação Zumbi, Gilmar Bola 8 e Marco Matias, participam das duas faixas.