Ciência descobre as reações da música pop no cérebro

13/06/2011

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

13/06/2011

A todo momento, surgem as sensações da música pop, que encantam os adolescentes de todo o mundo e arrastam multidões frenéticas aos shows. Depois de alguns anos de pesquisa, cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, descobriram que os efeitos da música pop podem ter explicações científicas, e o sucesso pode ser previsível.

*

O estudo ajuda a compreender melhor como o cérebro de um adolescente influencia o sucesso de uma música. Segundo as pesquisas, quando uma música é escutada pela primeira vez, o cérebro reage de forma distinta com diferentes gêneros e formas de composições, independente do gosto do ouvinte. Assim, o cérebro documenta reações neurológicas involuntárias à música pop. A explicação mais simples é que “o cérebro acha algumas músicas mais prazerosas”, mesmo quando os jovens dizem o contrário.

Embora não seja unânime, os resultados são reveladores, uma vez que os resultados obtidos nos estudos foram relacionados aos números de venda das músicas. Coincidência ou não, as músicas mais vendidas são as que reagem com o cérebro adolescente. Segundo o economista neurológico Gregory Berns, do Centro de Neuropolítica de Emory, “o estudo está longe de conseguir prever os sucessos, mas é significativo estatisticamente.”

Tags:, , ,

13/06/2011

Avatar photo

Revista NOIZE