Hoje, dia 16 de abril, é comemorado no mundo inteiro o Dia da Voz. A razão de ter um dia especial pra voz é demonstrar a importância dela no nosso dia-a-dia e como ferramenta de comunicação. Também é um dia para lembrarmos dos cuidados básicos que temos que ter com nossas cordas vocais, como beber 2 litros de água diariamente e manter uma postura correta.
Em homenagem ao Dia da Voz, a gente reuniu abaixo cinco intérpretes que merecem todo o nosso respeito. São vocalistas que fizeram história na música não só pela sua técnica, mas como pela sua capacidade de comunicar. No final de cada um, você ouve uma playlist com músicas que marcaram sua carreira.
Aretha Franklin
Foi difícil escolher uma vocalista e não vários outros cantores da música negra que carregam uma voz dos deuses. Mas Aretha Franklin foi uma boa escolha. Por causa dela, diversas outras mulheres decidiram cantar também. Ela é mestre na arte de expressar-se pela voz e sua técnica também não deixa a desejar.
Johnny Cash
Uma das vozes mais marcantes de todos os tempos é uma das maiores inspirações de Bob Dylan. Seu tom é tão poderoso e profundo que parece que podemos confiar em cada palavra de Cash. Em canções como “Hurt”, a gente se arrepia com a interpretação dele.
Janis Joplin
Uma das vozes roucas mais lindas de todos os tempos. Suas performances energéticas e selvagens eram de deixar qualquer queixo no chão. Como ela fazia aquilo com a voz? Joplin sabia muito bem como transmitir seu sentimento para os vocais, e essa mistura de gritos e cantos deu início a uma nova era de cantoras de rock.
Mick Jagger
Não é à toa que Iggy Pop e Jack White buscam inspiração no líder dos Rolling Stones. Mesmo depois de anos, sua voz está mais forte ainda. Jagger também é um ótimo improvisador, visto que ele conhece muito bem as melodias das músicas. O vocalista buscou renovar e fazer experiências com sua voz, criando clássicos que são impossíveis da gente imaginar com outra pessoa cantando.
Tim Maia
Tim Maia foi uma das referências da música negra no Brasil e é uma referência da nossa música no exterior. Ele também mandava na percussão, e essa é uma das razões por sua voz ter tanto ritmo. Tim Maia foi um grande comunicador e através do seu timbre tão característico e a honestidade de suas palavras ele conquistou o coração de muitos brasileiros.