Vem aí o Citizen DJ, um serviço público com banco de samples gratuitos

28/04/2020

Powered by WP Bannerize

Ariel Fagundes

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

28/04/2020

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos lançou um projeto que soa como o sonho de muitos DJs e produtores do mundo todo. Chamada Citizen DJ, a plataforma nasce com a proposta de ser mais do que um arquivo sonoro, mas sim uma enorme fonte de samples gratuitos. Uma versão preliminar já está lançada e pode ser acessada aqui, já o serviço completo está previsto para ser disponibilizado até o fim do ano.

O coordenador do projeto, Brian Foo, explicou ao site Consequence Of Sound que o Citizen DJ foi realizado com o objetivo de trazer de volta a “era de ouro” do hip hop, quando o gênero baseava-se principalmente na colagem de samples.

*

– Hoje, o hip hop baseado em colagens, da forma como existia na sua era de ouro, é uma forma de arte basicamente perdida (ou no melhor dos casos, proibitivamente cara). Eu acredito que se houver uma forma simples de descobrir, acessar e usar áudios e material de vídeo de domínio público para fazer música, uma nova geração de artistas de hip hop e produtores pode maximizar sua criatividade, inventar novos sons, e conectar ouvintes a materiais, culturas e a uma história sonora que de outra forma talvez ficasse escondida dos ouvidos do público.

O Citizen DJ conta com um banco de dados gigantesco, que inclui milhares de gravações desde o fim do século XIX divididas em seis arquivos que podem ser acessados separadamente. Além de músicas, há trechos de filmes e entrevistas, compondo um acervo feito pra deixar qualquer viciado em sons maluco.

Veja abaixo uma apresentação da plataforma:

Tags:, , , ,

28/04/2020

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Ariel Fagundes

Ariel Fagundes