Ouvir um disco de vinil é praticamente um ritual – é justamente o processo analógico que encanta os apaixonados por vitrolas e bolachas. Entretanto, há quem queira modernizar essa experiência sem abrir mão do som analógico – quem se encaixa nesse grupo precisa conhecer o Zephyr Apollo.
Criado pela Vinylicious Music, o Zephyr é um projeto piloto de toca-discos que podem ser controlados através de um app no seu celular e possuem uma tela touchscreen de 5 polegadas.
O sistema automatizado promete mais praticidade e personalização na hora de ouvir seus discos. Nele, é possível selecionar a faixa que você quer ouvir ou ainda criar uma playlist organizando as canções que estiverem no mesmo lado do disco conforme à sua vontade – tudo em poucos cliques. Isso é possível devido ao sensor instalado na ponta do braço que faz uma varredura digital dos sulcos, detectando a duração de cada faixa. Assista ao toca-discos em ação abaixo:
O Zephyr tem um chassi com acabamento artesanal em madeira e pesa aproximadamente 12kg. Outro destaque é a tecnologia de seu braço tangencial, que faz um movimento em linha reta da ponta até o meio dos discos, em vez de permanecer estático. Esse sistema busca diminuir a incidência de problemas associados à derrapagem da agulha – o famoso fenômeno “skate”. Entretanto, pode ser afetado pelo “yaw”, situação em que a agulha faz movimentos instáveis, balançando durante a execução das faixas.
O investimento inicial do modelo gira em torno de U$ 2.850,00 – mais de R$ 8.550. Para chegar às lojas, o projeto lançou uma campanha de crowdfunding que infelizmente não bateu a meta de arrecadação – mas vale a pena ficar de olho nas novidades e iniciativas semelhantes.