Com foco em arte, gênero e diversidade, o festival Corpos Visíveis prepara a 4ª edição, novamente, totalmente gratuita, em espaços espalhados pelo Rio de Janeiro.
A programação engloba shows, palestras, oficinas e exposições voltadas para a discussão sobre a inclusão de corpos marginalizados no mercado cultural e criativo. Neste ano, o destaque é a participação de mulheres indígenas e negras. Elas lideram pautas urgentes, voltadas para os impactos das mudanças climáticas e do racismo ambiental.
Entre os shows confirmados estão Cátia de França se apresentando com Luana Flores, N.I.N.A, Siba Puri. A programação ainda contempla palestras sobre gestão sustentável de eventos culturais, além do cinema: em parceria com a Mostra Cine Diversidade, serão exibidos 50 filmes latino-americanos sobre diversidade de gênero e questões socioambientais.
O evento, inclusive, está com inscrições abertas para a exibição de curtas. Veja as regras aqui.
O Corpos Visíveis será realizado em diversos pontos do Rio de Janeiro, incluindo o Museu de Arte do Rio (MAR), Bela Maré e o Instituto Arteiros na Cidade de Deus.
Criado em 2018, o festival já impactou mais de 20 mil pessoas e gerou 500 empregos indiretos. “O Corpos Visíveis é mais que um evento; é um espaço para amplificar vozes historicamente silenciadas”, afirma Karina de Abreu, co-idealizadora do projeto. “Nosso compromisso para garantir que isso aconteça é mais forte a cada edição, sendo um festival totalmente realizado e protagonizado por mulheres e LGBTQIAPN+”, finaliza.
Confira aqui a programação completa.
Corpos Visíveis: Programação de shows
Data: 17 e 18 de janeiro de 2025, sexta-feira e sábado
Horário: De 14h às 19h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Rua Dois de Dezembro, 63 Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Gratuito. Retirada de ingressos via Sympla.
17 DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA
Pátio Térreo
18h – Show de abertura com Siba Puri
19h – Show de Cátia de França convidando Luana Flores
18 DE JANEIRO, SÁBADO
Pátio Térreo
18h – Show Azula
19h – Show N.I.N.A