Passadas as férias, o carnaval, nada melhor do que uma exposição bem urbana pra começar o ano (é hoje que 2010 começa definitivamente, certo?). E minha dica é a mostra Dentro da Tela, que o paulista Daniel Melim inaugurou há poucos dias na Choque Cultural, em São Paulo.
Na exposição, o artista disponibiliza cinco novas pinturas sobre tela de grandes proporções. A maior, medindo 400 x 200 cm e intitulada Reflexos de Ontem, trata-se de um díptico de cores fortes, em que a técnica do estêncil se mistura a pinceladas clássicas e manchas de cor feitas com rolinho de espuma. Nesse trabalho, o conhecimento do graffiti se mescla ao estudo acadêmico que pontuou a formação de Melim.
Reflexos de Ontem, a maior obra da mostra
Dentro da Tela sucede a expo De Dentro Para Fora/De Fora Para Dentro, que rolou no Masp, fez um supersucesso e da qual o artista participou. A propósito, foi daí que veio a inspiração para esta nova mostra. Melim recria o espaço dentro das suas telas, colocando lado a lado planos pictóricos distintos. É como se ele estivesse fatiando as suas telas e rejuntando diferentes pedaços. “Os resultados são pinturas graficamente potentes e impactantes”, revela Baixo Ribeiro, sócio-curador da galeria.
O talento de Melim, no entanto, vai além da arte. Ele participa ativamente de projetos sociais, como o Projeto Jardim Limpão, que consiste na ocupação de todo um morro em São José dos Campos (sua terra natal), com pinturas nas fachadas das casas, corredores e praças. As casas do bairro são construídas pelos próprios moradores, num típico exemplo da arquitetura urbana paulista, sem pertencer a um projeto urbanístico coerente. E o trabalho não tem data pra acabar: ele vai sendo construído aos poucos, nos fins de semana, com a aprovação e admiração da comunidade.
Por conta de seu envolvimento social, Daniel Melim foi convidado pela ABC Trust, Projeto Quixote e São Martinho a desenvolver o logotipo da primeira Copa do Mundo das Crianças de Rua. A competição será realizada a partir de 14 de março, na África do Sul, com a presença do time brasileiro de crianças.
A exposição vai até o dia 17 de março. A Choque Cultural fica na rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, em São Paulo. Mais informações pelo telegone (11) 3061-2365.