Já era de se imaginar que David Bowie recusaria todos os pedidos de entrevista após o lançamento de “The Next Day”, em março. O que ninguém esperava é que o músico britânico quebrasse esse silêncio de uma maneira tão diferente.
O romancista norte-americano Rick Moody, conhecido pelo livro “A Tempestade de Gelo”, de 1994, convenceu Bowie a escrever sobre o disco, ainda que de uma forma pouco convencional. Bowie apresentou um diagrama de 42 palavras ao site The Rumpus, do escritor, em que descreve os pontos de partida de “The Next Day”. “Quis pensar sobre o disco do jeito que ele estava pensando. Quis perceber a essência de “The Next Day”, então simplesmente perguntei se ele me forneceria uma lista de palavras sobre o álbum”, contou Moody.
Embora não tenha tido nenhuma aparição pública desde que “The Next Day” chegou às lojas, Bowie já estaria preparando um novo clipe. Isso porque o músico foi fotografado em Nova York com o ator Gary Oldman. E, pela roupa, tudo indica que se trata de uma sessão de filmagens.
Sem tradução, o que Bowie falou sobre o álbum:
Effigies
Indulgences
Anarchist
Violence
Chthonic
Intimidation
Vampyric
Pantheon
Succubus
Hostage
Transference
Identity
Mauer
Interface
Flitting
Isolation
Revenge
Osmosis
Crusade
Tyrant
Domination
Indifference
Miasma
Pressgang
Displaced
Flight
Resettlement
Funereal
Glide
Trace
Balkan
Burial
Reverse
Manipulate
Origin
Text
Traitor
Urban
Comeuppance
Tragic
Nerve
Mystification