Dia do Orgulho Nerd: Pequeno dossiê do geek rock noventista

25/05/2011

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

25/05/2011

| Por Fernando Corrêa | Colaborou Luiz Alberto Fiebig Junior |

Embora o Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio, reivindique direitos como o de não andar sempre de acordo com a moda, o panorama em uma festa rock cool revela que se os geeks não seguem as tendências, elas parecem segui-los. Em termos musicais, o orgulho geek não é nenhuma novidade: os nerds da era pré-internet concentravam parte de sua “energia tecnófila” em gravar hits na guitarra.

*

O Weezer foi o símbolo do nerd pride nos anos 90, mas ainda que poucos o tenham feito hits da envergadura de “Buddy Holly”, ou tão nerds quanto “In the Garage”, não faltaram bandas que se encaixem no rótulo. Te liga na nossa breve lista de canções feitas para tocar corações com óculos de grau:

10) Para começar fugindo à regra, algo que não é rock e não é da década de 90. “Nerd Modernoso: Andy Milonakis com Let me Twitter Dat! CLÁSSICO de uma nova geração. Tiração de onda e nerdismo podem coexistir, e esse som é a prova disso!” (tatu).

9) President of the United States of America – Death Star. “Não se precisa de mais nada… a letra dessa música é de se chorar no canto agarrado na hp12c” (tatu).

8) Hum – Stars!: “Olha o naipe desse cara” (tatu).

7) “Uma banda que toca a musica do tetris em um cd todo tematico sobre viagens espaciais e yuri gagari só pode ser nerd!”

6) Ben Folds falando sobre como era ser o “garoto amendoim” na época em que o grunge e o indie rock reinavam, em “Underground”:

5) “Weird Al” Yankovich, White and Nerdy: não bastava o rapper ser branquelo, ainda era “nerdy”. Com direito a legendas toscas em português.

4) O The Rentals em Friends of P. “Por que cantar inglês com legendas em russo é muito geek” (tatu).


 

3) Para afastar (ou aproximar) o gênero do desvalorizado emo, o punk rock com óculos de grau do Descendents, em “Collidge”. “Eu não sou mais um cara legal…”

2) Os nova-iorquinos Nada Surf e a revolta contra os garotões bombados do futebol americano com o hit super-nerd “Popular”. “Ser atraente é a coisa mais importante de todas”.

1) Quando Bill Gates foi lançar o Windows 95 – os nascidos na década de 1990 nem imaginam que isso existiu –, o clipe de Buddy Holly bombava na MTV. O vídeo acabou incluído no CD do sistema operacional, demonstrando todo o potencial multimídia do Janelas.

E por enquanto é só. Aguarde os próximos capítulos!

Tags:, , , , ,

25/05/2011

Revista NOIZE

Revista NOIZE