Este ano o Nevermind completa vinte anos. O clássico disco do Nirvana, que em 1991 marcou a história do rock, será relançado em uma versão luxo. Um presente para alguns nostálgicos que tiveram sua adolescência imersa no grunge noventista de Seattle, influenciados pelas frases de Kurt Cobain com suas camisas xadrez e All Star preto cano alto.
Com previsão para chegar ao mercado em 20 de setembro, a nova versão do disco vai contar com um box de quatro CDs, incluindo músicas remasterizadas, gravações ao vivo, gravações raras e lados B, além de um DVD com um show inédito da banda. Um bom upgrade, embora ele já esteja na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, superando discos de bandas como Metallica, AC/DC, Rolling Stones e Doors.
A homenagem ao Nevermind, e principalmente ao Nirvana, é quase uma obrigação. O disco vendeu mais de 30 milhões de cópias e alcançou o topo de várias paradas musicais em todo o mundo. Talvez a Sub Pop, gravadora da banda na época, sequer imaginasse que algumas faixas do disco, como “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are”, se tornariam verdadeiros hinos do rock. Sem falar das bandas que ainda hoje acumulam em seus DNAs o legado de influências como Dinosaur Jr, Sonic Youth e Pearl Jam. Bandas que, assim como o Nirvana, deram vida ao grunge nos 90’s e que ainda é presença carimbada em muitos acordes de roqueiros dos anos 2000.