NRC | LPs zootrópios

12/06/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

12/06/2014

A criatividade dos discos mais comuns vai até a coloração do vinil, normalmente. Os mais ousados produzem os “picture discs”, ou seja, bolachões com alguma imagem prensada no próprio vinil. Mas poucos vão além e criam discos que formam imagens enquanto a agulha percorre os sulcos.

Zootropo foi uma máquina criada em 1834 para criar a ilusão de movimento em desenhos. É exatamente o que esses discos fazem: formam imagens e movimentos pela ilusão de ótica. Assim como nessa máquina, o movimento que os LPs abaixo formam quando em rotação são melhor visualizados com uma luz piscante ou se filmados em 25 ou 16 frames por segundo.

*

“Plastic Infinit”/”Slot Hum”, do Sculpture
Lançado no início desse ano, o single de 7″ do duo inglês é psicodelia pura.

Rotary Signal Emitter
A obra do especialista em animação Reuben Sutherland e do músico Dan Hayhurst exibe pequenos filmes dependendo da rotação do vinil (33, 45 ou 78).

“Cirrus”, de Bonobo
O primeiro single do disco The North Borders ganhou uma edição em vinil zootrópio.

“Waves”/”Crystal Tapestry”, de Allan Gravgaard Madsen
A geometria minimalista do designer Michael Hansen está nesse vinil belíssimo lançado em 2010, em que os dois lados dão a ilusão de movimentos.

Vinonaamakasio, do Shogun Kunitoki
O vinil zootropo do disco de 2009 da banda finlandesa foi vendido juntamente com uma luz estroboscópica para que os fãs pudessem visualizar a animação

“The Little Red Engine”, de Red Raven
Este vinil de 1957 esconde o próprio clipe do single nele. Junto com o LP, vinha um espelho circular – como os do carrossel – que era colocado no centro do disco e mostrava as imagens em 16 frames por segundo.

Tags:, , , , , , ,

12/06/2014

Avatar photo

Revista NOIZE