A British Phonographic Industry (BPI), associação da indústria fonográfica britânica, mudou sua forma de premiar álbuns, singles e DVDs do Reino Unido. Antes, a associação esperava um pedido formal da gravadora, baseado nas vendas do material, para que o artista fosse premiado. O BPI agora reconhece e premia automaticamente, através dos dados oferecidos no site do Offical Charts Company, o artista que atingir o número de vendas necessárias para ganhar um certificado prata, ouro ou platina.
Com isso, 13 álbuns dos Beatles serão premiados, além de artistas como Bob Dylan e The Beach Boys. Mas os certificados são baseados em números de vendas somente a partir de 1994, quando o Offical Charts Company começou a tabelar esses números. Por exemplo, “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” vai ganhar três certificados platinas, ou seja, o álbum atingiu a meta de 900 mil vendas, mas todos sabemos que o disco vendeu mais de 5 milhões de cópias somente no Reino Unido desde seu lançamento em 1967.
Para o BPI, um certificado prata equivale a 60 mil cópias de um disco vendidas. Uma premiação ouro é entregue para o artista que vender mais de 100 mil cópias de um álbum, e a venda de 300 mil cópias rende um prêmio platina para o artista. Entre as recentes premiações do BPI, está o álbum de estreia do Alt-J, “An Awesome Wave”, que recebeu o certificado platina por vender mais de 300 mil cópias do disco.