Premiado em festivais de cinema, o documentário Luiz Melodia – No Coração do Brasil já tem data de estreia nos cinemas. A partir do dia 16 de janeiro, o espectador vai poder mergulhar na história — e nas raras imagens de arquivo — do músico que desafiou a indústria tecendo sua arte original enquanto se mantinha popular.
5 coisas que você não sabe sobre Luiz Melodia
Seguindo a poética intimista da obra de Melodia, o documentário é narrado a partir de sua própria voz. A diretora, Alessandra Dorgan, contou à Noize como nasceu a ideia para o filme e como se deu o processo de busca por arquivos. “A primeira ideia, surgiu da Patricia Palumbo, jornalista e amiga do Luiz, depois que ele morreu”, conta. “Ela queria fazer um show tributo ao Luiz, algo que se tornasse um conteúdo. Achei que seria uma ótima oportunidade para fazer um filme, e ela adorou. A Patricia tinha uma entrevista em áudio dele de mais de 2 horas, de 2001. Esse foi o nosso ponto de partida”, explica.
A partir dai, houve uma força-tarefa para unir o material visualmente rico àqueles que ajudassem a preencher as lacunas da história do artista carioca. O filme transita entre imagens de super 8, acervo famiiar e registros pincelados de filmes brasileiros. “O Rica Saito tinha uns rolos de super 8 inéditos de uma cinegrafista amadora, Marcia Lancelotti, que eram do período que o Luiz esteve na Bahia. O material era uma joia, ninguém nunca tinha revelado”, revela. “Ainda teve uma ida ao Rio de Janeiro no MIS e na casa da Jane, viúva do Luiz. Saí de lá com uma caixa lotada de VHS e DVDs com muito material legal dele ao longo da carreira.”
Em 2022, já no processo de montagem, Joaquim Castro e Alessandra precisavam de imagens e narrativas que ajudassem a contar a infância de Melodia no Estácio, para além das amizades preciosas com Torquato Neto, Wally Salomão e Maria Bethânia. Então, mergulharam em filmes clássicos de diretores como Nelson Pereira dos Santos, Julio Bressane, Cacá Diegues e Ivan Cardoso.
O resultado é um filme rico em imagens de arquivo que, agora, pode ser assistido pelo grande circuito. Luiz Melodia – No Coração do Brasil,venceu a última edição do In-Edit Brasil (Festival Internacional do Documentário Musical) na categoria “Melhor Filme” e Festival Internacional de Cinema de Paraty, como “Melhor Documentário”.
As expectativas para levar para o grande público a história de Melodia são as melhores possíveis, como nos adianta Alessandra. “Para um filme de baixíssimo orçamento como o nosso, chegar até aqui está sendo uma grande vitória. Espero demais que essa oportunidade de estar no circuito, nas capitais, seja uma oportunidade para público do Luiz matar a saudade e redescobrir um artista tão valioso”, finaliza.
Assista aqui a uma pílula exclusiva para a Noize.
Confira o trailer abaixo:
LEIA MAIS