Há mais motivos para melhorar o ECAD que aqueles publicados na matéria da Noize 42. Segundo publicou O Globo, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição andou pagando muito dinheiro a quem não devia: de acordo com o jornal, foram R$ 130 mil, entregues a Milton Coitinho dos Santos. Coitinho teria fraudado os registros de direito autoral de 24 trilhas sonoras, registradas em seu nome na União Brasileira dos Compositores.
Os autores verdadeiros das canções, presentes em trilhas de clássicos como Deus e o Diabo na terra do Sol e Terra em Transe, eram gente como Caetano Veloso e Sérgio Ricardo. Sérgio falou indignado ao Globo: “É uma mostra de como o direito autoral no Brasil é desorganizado. As informações são truncadas, nunca se sabe exatamente o que está sendo pago.” Segundo nota oficial, Coitinho está sendo investigado criminalmente.
Na Noize 42, o funcionamento do ECAD é exposto e diversas críticas são colocadas, dando chance pra organização se posicionar (leia a matéria aqui). Não está na revista, mas publicamos abaixoo o ranking dos artistas de maior rendimento na arrecadação recorde de 2010, que somou o total de quase R$ 433 milhões.
1 – Victor Chaves* (da dupla “Victor & Leo”)
2 – Sorocaba** (da dupla “Fernando e Sorocaba”)
3 – Nando Reis
4 – Roberto Carlos
5 – Dorgival Dantas
6 – Euler Coelho***
7 – Paul Mc Cartney
8 – Lulu Santos
9 – Erasmo Carlos
10 – Djavan
11 – Jorge Ben Jor
12 – Rick (da dupla “Rick e Renner”)
13 – Herbert Vianna
14 – Caetano Veloso
15 – Carlinhos Brown
16 – Gilberto Gil
17 – Durval Lelys (da banda “Asa de Águia”)
18 – Manno Góes (da banda “Jammil e uma Noites”)
19 – Cesar Augusto****
20 – John Lennon
* Victor Chaves ocupa o primeiro lugar no ranking há 3 anos.
** Sorocaba é autor de músicas como Paga pau, Da cor do pecado e Madri, interpretadas pela dupla “Fernando e Sorocaba”, além de sucessos interpretados por Luan Santana como Meteoro, Tô de cara, A louca e Adrenalina.
*** Euler Coelho é autor da música “Chora me liga”, sucesso interpretado pela dupla João Bosco & Vinícius e pelos grupos Aviões do Forró, Pique Novo, Djavú, entre outros. Também é autor de músicas como “Voa beija-flor”, interpretada por Jorge e Mateus, e “Quero provar que te amo” e “Meu mundo gira”, também interpretadas por João Bosco & Vinícius.
**** Cesar Augusto é autor de músicas como “Dor de amor não tem jeito” e “Um sonhador”, interpretadas por Leonardo; “Vem provar de mim”, por Chitãozinho e Xororó, “A paixão acaba sempre assim”, por Daniel, entre outros sucessos.
(Fonte: ECAD)
Errata: No 6º parágrafo, em vez de “A quem diga”, o correto é “Há quem diga”. Foi mal, galera 🙂