No início dos anos 1990, o Satyricon era um dos principais pontos de encontro da música alternativa de Portland, cidade da Costa Oeste dos Estados Unidos. Era lá que tocavam muitas bandas barulhentas da região e foi lá, há 25 anos, no dia 12 de janeiro de 1990, que um rapaz loiro e franzino chamado Kurt Cobain conheceu uma loira sedutora conhecida como Courtney Love.
Com certeza, você sabe como essa história acaba…
Mas o que você não teria como saber – até agora – é qual foi a trilha sonora que coroou esse encontro histórico. Apareceu no Youtube ontem um áudio de quase uma hora que está creditado como sendo o registro do show que o Nirvana fez naquela noite mágica. A pessoa anônima que publicou esse material afirma na descrição do áudio que estava no Satyricon naquela ocasião e que deixou de lado essa gravação por muitos anos esquecida em uma caixa de fitas. A publicação de ontem, segundo ela, foi uma comemoração aos 25 anos da data.
Se é realmente verdade essa descrição, é complicado saber. O autor da publicação afirma, sem muita certeza, que o baterista que tocou com o Nirvana naquela noite foi Dale Crover, do Melvins, o que faz sentido considerando que Dave Grohl entrou para o Nirvana só em 1990 mesmo. Os céticos têm todo direito de questionar a veracidade dessa gravação, mas, de toda forma, é um registro incrível que capta toda essência raivosa que a banda espalharia ao redor do mundo nos anos seguintes.
Veja o setlist que eles tocaram:
“Scoff”
“Floyd The Barber”
“Love Buzz”
“Dive”
“Polly”
“Big Cheese”
“Spank Thru”
“Sappy”
“Breed”
“Molly’s Lips”
“School”
“Been A Son”
“Stain”
“Negative Creep”
“Blew”?