Talvez acaso, talvez não, justo no 1° de abril, data alusiva ao Golpe de Estado sofrido no Brasil por ação militar em 1964, o projeto carioca Vovô Bebê lança seu potente e crítico clipe para a faixa “Polícia do Mundo”, canção de seu terceiro – e ótimo – disco Briga de Família (2020), que saiu pelo selo RISCO. Assista em primeira mão aqui pela NOIZE, ao final da matéria.
Com poética quase cacofônica e lírica arrojada, “Polícia do Mundo” é uma denúncia social perspicaz à moda Vovô Bebê. Com o início despretensioso, uma lista de países são enunciados; o que reúne Bósnia, Afeganistão, Argentina, Indonésia e diversas outras nações é o fato de todas elas terem sofrido ações intervencionistas – militares ou não – dos Estados Unidos em suas próprias políticas internas em algum momento de sua história.
As camadas sombrias da composição são reveladas, paradoxalmente, através das cores das ilustrações do artista multimídia Gabriel Kempers, que também executa a direção e animação do vídeo. Em conjunto com Vovô Bebê e Ana Frango Elétrico, artista que colabora com o projeto musical, a narrativa do vídeo se constrói a partir do ponto de vista de uma criança. “Na primeira reunião, eles [Vovô e Ana] vieram com a ideia de ilustrar todo o clipe à tinta guache”, relembra Gabriel. “A ideia foi evoluindo até definirmos que a música seria coberta por um traço infantil, como se ela fosse toda contada do ponto de vista de uma criança que vive em uma zona de guerra”, conclui.
Solte o player e confira a estreia do clipe de “Polícia do Mundo” com exclusividade: