Exclusivo | Muntchako une o afrobeat ao baião em novo curta-metragem

05/10/2022

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Letícia de Maceno/Divulgação

05/10/2022

O trio Muntchako, formado por Macaxeira Acioli, Rodrigo Barata e Samuel Mota, percorre uma nova investigação sonora. Guiado pela música instrumental, o Muntchako resolveu unir duas manifestações musicais significativas para a construção da música universal: o baião e o afrobeat.

A conclusão dessa sonoridade já pode ser escutada na faixa “Waka Morena”, que estará presente no disco Fela Dum Gonzaga, previsto para ser lançado em 2023, com produção musical de Mota, e aprovado pelo edital Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). “‘Waka Morena’ é uma pororoca sonora do encontro e mescla de águas continentais, que embora distantes geograficamente, têm muitos afluentes em comum. África + América do Sul, Nigéria + Brasil!”, afirma Macaxeira em nota divulgada para a imprensa.

*

O curta-metragem, gravado na Zarabatana Records, em Brasília, rememora as duas personalidades mais marcantes destes dois gêneros, Fela Kuti (1938-1997) e Luiz Gonzaga (1912-1989), que aqui, foram os homenageados dessa investigação. O trio também passa a utilizar o instrumento saxofone baritono, de Esdras Nogueira, e a sanfona de Juninho Ferreira. O sax barítono de Esdras Nogueira, representando Fela, e a Sanfona de Júnior Ferreira, representando Gonzagão, somadas ao meu banjo bizantino, a batera invocada de Barata, e as ‘mãozadas de responsa’, do Maca na percussão, são acrescidas de samples, beats e bass music da pesada”, diz Mota.

Na segunda-feira (24) o Muntchako divulga a canção “Pagode Russo”, tendo como orientação a faixa de 1946, de Gongaza, agora acrescentando banjo, uma flauta-fife, synths eletrônicos e os graves do beat pulsando como um baião. O pré-save da música já pode ser realizado por este link.

A banda também confirma uma rápida turnê no mês de novembro, levando no repertório mais pistas do que venha a ser o próximo disco. Nos dias 23 e 25 de novembro, o trio passará por Belo Horizonte (MG), 26 de novembro, em Natal (RN), no festival de música independente DoSol, e por fim, no dia 27 de novembro em João Pessoa (PB).

LEIA MAIS

Tags:, , , , ,

05/10/2022

Revista NOIZE

Revista NOIZE