A pesquisa dos padrões rítmicos e da tradição melódica e narrativa preservada pelas culturas indígenas e afrobrasileiras está no cerne do trabalho do Timeline Trio. A essa devoção, soma-se uma busca por linguagens contemporâneas que passeiam indo do rap ao jazz. Formado por Lucas Cirillo (gaita), Kau (bateria e programações eletrônicas ) e Vitor Arantes (teclados e piano), o projeto se destaca como um promissor nome para se ficar de olho.
Prestes a lançar seu disco de estreia, chamado Oroboro, o grupo já soltou alguns singles e, agora, lança com exclusividade na NOIZE a inédita “The Key To Forever“, que traz nos vocais a participação ilustríssima de Xenia França e também o contrabaixo preciso de João Moreira. Assista abaixo o vídeo de lançamento da faixa dirigido por Dani Gurgel:
Ao mesmo tempo em que “The Key To Forever” apresenta uma atmosfera romântica, típica de uma “love song”, a composição traz também diferentes leituras da clave do ijexá, ritmo de origem africana trazido ao Brasil pelos iorubás escravizados e que é bastante presente em cultos das religiões afrobrasileiras.
Essa conexão com a transcendência acaba se misturando à noção de amor que é abordada na letra, como explica Lucas Cirillo:
– É quase um conselho de nós para nós mesmos. Queremos lembrar que, por mais que as coisas estejam desabando, o importante é focar no presente e viver inteiramente cada experiência. Nós somos a chave para o eterno, estando sós ou acompanhadxs. Então, a forma como escolhemos vibrar essa energia de afeto não importa mais… E não importar não significa desdém, mas sim um respeito imenso às múltiplas formas de se amar, se admirar, se acolher e por aí vai.
Enquanto Oroboro não chega, aproveite para conferir abaixo os outros sons que eles lançaram. Vale a pena.