Era o ano 2000 quando Ricky Wilson, Andrew White e Nick Hodgson formaram uma banda chamada Runston Parva. Sem conseguir fechar contrato com nenhuma gravadora, eles chamaram o tecladista Nick Baines e o baixista Simon Rix e, com essa formação, reduziram o nome do grupo para Parva. Assim, eles finalmente conseguiram gravar um disco chamado 22 (2003), mas, logo em seguida, o selo que lançou o álbum foi fechado e o grupo perdeu o emprego.
O que poderia ter sido o fim de tudo foi só o começo: a banda decidiu trocar de nome de novo e foi assim que nasceu o Kaiser Chiefs.
Ainda que o começo tenha sido difícil, a gravação do disco Employment (2005) bastou para que a maré da banda mudasse. “I Predict a Riot”, “Everyday I Love You Less and Less”, “Oh My God” e “Modern Way” fizeram o grupo ficar conhecido no mundo inteiro de uma hora pra outra, surfando a onda do indie rock que tomou conta das paradas de sucesso da época.
Dez anos depois disso, o Kaiser Chiefs está muito longe de ser o que já foi. O baterista Nick Hodgson, que era seu principal compositor, saiu do grupo em 2012 e, ao lançar o recente Education, Education, Education & War (2014), a banda luta para provar que segue relevante ainda hoje. Foi sobre isso que conversamos com Andrew White e Nick Baines – quer dizer, sobre a saída de Hodgson eles não quiseram comentar… Veja abaixo o nosso papo: