| Por Laryssa Araujo |
Neste final de semana, a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a segunda edição da Mostra Instrumental Contemporânea. Funciona assim: é um evento realizado pela produtora Coquetel Motolov, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, e tem o objetivo de incentivar a atual cena musical independente no Brasil. Para isso, são escolhidas atrações consideradas promessas, mas com um diferencial, todas as bandas são instrumentais.
São três noites, e em cada uma delas, duas atrações de diferentes localidades sobem ao palco. Na sexta, os paulistas da Aeromoça e Tenistas Russas (foto) criam músicas dignas de trilhas de filme. Enquanto Eu Serei a Hiena se define como “pós-hardcore”. Sábado, diretamente do Chile e pela primeira vez no Brasil, Monstro, que é composta pelos irmãos Carlos e Jaime Reinoso. Ainda no mesmo dia, o paranaense Mestre Vieira revisita o passado. No domingo, a última noite começa com o grupo carioca Fantasmagore, vencedor do festival PIB – Produto Instrumental Bruto, na categoria “terrestres”. E, para encerrar a Mostra, a banda paraibana Burro Morto, que logo com o disco de estreia foi contemplada pelo Prêmio Pixinguinha, em 2009.
Confira, abaixo, a programação completa:
Sexta, 10 de junho
Aeromoças e Tenistas Russas (SP)
Eu Serei A Hiena (SP)
Sábado, 11 de junho
Mostro (Chile)
Pio Lobato e Mestre Vieira (PA)
Domingo, 12 de junho
Fantasmagore (RJ)
Burro Morto (PB)
Serviço:
O que: Mostra Instrumental Contemporânea
Quando: De 10 a 12 de junho, às 19h30min
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues (avenida República do Chile, 230, Centro, próximo à Estação Quanto: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia entrada)
Informações: (21) 2262-8152