O feiticeiro das guitarras Jimmy Page está comemorando 71 anos hoje. E tudo indica que 2015 será o ano dele. Parece que o músico está trabalhando em um material inédito que será lançado ainda esse ano. É o primeiro disco solo de Page desde Outrider (1988). Segundo ele, seu processo de composição continuou o mesmo desde o Led Zeppelin. “Sempre começa com a guitarra”, disse.
Já que o jeito de Page escrever música não mudou, no dia de seu aniversário desconstruímos as guitarras e o violão de Page em um dos maiores clássicos do Led Zeppelin para tentar entender um pouco da genialidade do guitarrista. “Ramble On” vai do folk ao blues e foi composta por ele e Robert Plant. Ela se desenvolve a partir do violão de Page, a batida improvisada de John Bonham, a linha de baixo tranquila de John Paul Jones e os versos inspirados em J. R. R. Tolkien de Plant.
“Ramble On” foi lançada em 1969 com o disco Led Zeppelin II. O engenheiro e produtor de som do registro, Eddie Kramer, já havia trabalhado com Jimi Hendrix e ajudou Page a definir guitarras mais limpas e experimentais para o álbum. Ouça abaixo as faixas isoladas dos instrumentos de Jimmy Page em “Ramble On”, que vão dar para você uma visão bem diferente da música e sua construção:
O violão base
A melodia da faixa começa com o violão folk de Page que permanece em toda música, mesmo que fique escondido em certas partes ao ouvir a música com todos os instrumentos.
A guitarra solo
Page explode na guitarra a partir do 1:14. A origem dos riffs blueseiros é incerta: sabe-se que o compositor usou sua Gibson Les Paul para gravar Led Zeppelin II, mas muitos dizem que a faixa foi gravada com uma Fender Telecaster.
A segunda guitarra
Jimmy Page foi também o produtor de Led Zeppelin II e, mesmo gostando de overdubs complexos de guitarras, ele manteve simples os riffs que preenchem a guitarra solo de “Ramble On”.
Logo abaixo você ouve “Ramble On” com todos os instrumentos: