Morre Paul Revere, um dos primeiros a deixar o rock barulhento

06/10/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

06/10/2014

Depois que o rock realmente estourou como um fenômeno comercial no início dos anos 60, surgiram muitos grupos que tocavam variações de bases de blues em ritmos mais dançantes e com timbres mais agressivos. Alguns poucos se consagraram ao ponto de virarem lendas, porém muitas pérolas daquele período foram menos privilegiadas pelo tempo, esse foi o caso de Paul Revere & The Raiders. Lembramos dessa banda com carinho e pesar porque foi divulgado que, nesse final de semana, o frontman Paul Revere faleceu aos 76 anos em sua casa no Idaho, nos Estados Unidos.

*

Essa banda surgiu em 1958 e atingiu grande sucesso nos States, consagrando faixas que mais tarde foram regravadas por muitos artistas como “Louie Louie” e “Louie, Go Home”. Diferentemente de outros grupos da época, Paul Revere & The Raiders tinham uma forte preocupação cênica com sua obra. No palco, eles se apresentavam vestidos como soldados da Revolução Americana, conflito que garantiu a independência dos Estados Unidos da Inglaterra. Isso tudo fazia parte de um discurso bastante irônico: Paul Revere é também o nome de um herói da independência dos EUA e a banda queria se posicionar como uma resposta patriótica à enxurrada de bandas inglesas que assolava o país na época e que ficou conhecida como a Invasão Britânica.

Musicalmente, Paul Revere & The Raiders não foi um grupo que chegou a desenvolver algo muito único, mas algumas faixas suas se destacam bastante, como as enérgicas “Just Like Me” e “Kicks” e a dramática “Undecided Man”. Outras, como “Ups And Downs” e “There’s Always Tomorrow”, antecipam uma violência que só teria seu posto devidamente garantido no cenário musical depois do nascimento do movimento punk. Não é à toa que “I’m Not Your Stepping Stone” chegou a ser regravada pelo The Sex Pistols.

Apesar da boa repercussão que tinha, com o fim dos anos 60, a banda foi perdendo sua relevância. Por um lado, a sonoridade que garantiu seu sucesso foi ficando cada vez mais datada; por outro, houve uma grande mudança de integrantes do grupo até que eles decidiram acabar a banda em 1976. Isso foi cinco anos depois de eles terem lançado a música que mais vendeu em sua carreira, “Indian Reservation (The Lament of the Cherokee Reservation Indian)”, uma música de protesto em defesa das populações indígenas dos EUA.

Em 1978, a banda voltou e seguiu tocando com uma formação estável até 2014. Em agosto, Paul Revere havia resolvido sair do grupo, o que provavelmente teve a ver com seu estado de saúde. No último dia 4, ele foi encontrado morto em sua casa. A causa da morte não foi divulgada oficialmente, mas ha rumores de que o músico sofria de câncer. Em homenagem ao falecimento de Paul, criamos essa playlist com o melhor de sua carreira:

Tags:, , , , ,

06/10/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE