A II Mostra Elas em Cena apresenta sua sagacidade no próprio nome; a iniciativa coloca o holofote na produção musical de mulheres de forma denotativa e conotativa ao mesmo tempo. Para além do protagonismo na performance, a trajetória de mulheres que se encontram na música é o que orienta todo o projeto, que lança um olhar feminista interseccional ao trabalho de musicistas, compositoras e intérpretes. Dividida em etapas, a Mostra organiza uma programação de fôlego, com atividades de 16 a 31 de outubro, todas 100% gratuitas e online.
O start já foi dado através do podcast Esquenta Elas em Cena (ouça aqui) que, a cada episódio, estabelece o diálogo direto entre as idealizadoras da Mostra – Aline Fernandes, Ana Lima e Pamela Gopi – e as convidadas da edição. Devidamente esquentadas e esquentados, passamos para o período das oficinas formativas: serão quatro, divididas em duplas. Cantadeiras Urbanas, com Clarianas, e Samba de Roda, com Nega Duda, rolam no próximo sábado, dia 16. Já Os Cantos Populares da Espanha, com Irene Atienza, e O Canto do Meu Norte, com Patrícia Bastos, acontecem no dia 23. As inscrições gratuitas devem ser feitas de forma prévia aqui.
O mês de outubro será fechado com chave de ouro, anunciando a temporada de encontros musicais inéditos no palco da Sala Adoniran Barbosa. Todos os shows da Mostra serão transmitidos a partir das 20h no canal oficial do Centro Cultural de São Paulo no YouTube, a partir do dia 27. Nesse dia, Ná Ozzetti, Patrícia Bastos e Socorro Lira misturam seus sotaques e abrem os trabalhos. No dia 28, o palco segue ocupado, mas, dessa vez, com Gloria Bomfim e Nega Duda. No sexta, 29, é a vez de Eva Figueiredo e Maria Ó, enquanto sábado, 30, a sala é ocupada pelo encontro entre Zezé Motta e o grupo Clarianas. Por fim, a noite do dia 31 contará com a apresentação de Irene Atienza e Lívia Mattos.
Em release divulgado à imprensa, as realizadoras da II Mostra Elas em Cena aprofundam as intenções da edição. “Trazemos referências musicais produzidas por mulheres com diferentes histórias, dando ênfase na potência criativa em cada um destes universos singulares”, pontuou Ana Lima. Já Pamela Gopi complementa: “É o que cada uma dessas artistas traz do seu lugar como mulher na música e na sociedade, e o que o diálogo entre elas pode promover e instigar, que nos interessa”. É Aline Fernandes quem conclui: “Queremos provocar novas possibilidades de criação musical, através dos shows, e orientar o público interessado por meio das oficinas”. Abaixo, confira a programação completa por dias e horários.
O quê? II Mostra Elas Em Cena
Quando? De 16 a 31 de outubro.
Quanto? Inteiramente gratuito.
Programação
Oficinas virtuais:
16/10: 10h – 12h Cantadeiras Urbanas com Clarianas
16/10: 15h – 17h Samba de Roda com Nega Duda
23/10: 10h – 12h Os Cantos Populares da Espanha com Irene Atienza
23/10: 15h – 17h O Canto do meu Norte com Patrícia Bastos
Shows (às 20h no Youtube do CCSP):
27/10: Ná Ozzetti, Patrícia Bastos e Socorro Lira
28/10: Gloria Bomfim e Nega Duda
29/10: Eva Figueiredo e Maria Ó
30/10: Zezé Motta e Clarianas
31/10: Irene Atienza e Lívia Mattos