Na semana do rock, tiramos nossos colaboradores pra uma série de listas roqueiras que vão te colocar no clima do #Iloverocknroll. E, no Dia Mundial do Rock, nada melhor que conhecer quem mais marcou o jeito roqueiro de se vestir.
Nossa gatas da moda Flávia Lhacer e Patricia Grejanin mandaram ver no “Top 5 roqueiros que fizeram moda”. E mandaram tão bem, que nem fez falta completar o “Top 8”.
Joe Strummer – Mesmo sendo parte de uma das bandas que revolucionou o cenário musical com o punk (que tinha um estilo muito próprio na Inglaterra), Joe não vestia aquela fantasia cheia de tachas, tipo os caras do Sex Pistols. O cabelo do moço, as golas levantadas e as mangas dobradas são influência dos Teddy Boys, que eram bem vaidosos. Tinha um estilo muito dele, que o destacava ainda mais na bagunça toda.
Patti Smith – Poetisa do punk, ela era uma mistura de delicadeza com brutalidade. Trouxe para a moda um visual super andrógino, misturando o fim da década de 70, cheio de colares e chapéus enormes com o começo do anos 80, calças justas, camisetas rasgadas e o cabelo bagunçado e picotado. Na capa do disco Horses, ela usa um look bem masculino, gravata e camisa, que nunca mais foi esquecido na moda.
Jack White – Depois da história de vestir só vermelho/ preto/ branco com o White Stripes, o músico ampliou muito mais seu guarda roupa com a carreira solo. Ele faz uma fusão louca de peças country, blazers e camisas a “la John Travolta 70’s” e um penteado obscuro, que parece ter saído de um filme do Tim Burton. Digno do nosso Top 5, né? No mínimo.
Siouxsie Sioux – Vocal da banda do pós punk, Siouxsie and The Banshees, essa mulher é quase um personagem. Maravilhosamente estranha, ela criou um estilo único de cabelo e maquiagem no final da década de 70, do qual é lembrada até hoje.
Kim Gordon – Musa, a baixista do Sonic Youth, sempre mostrou interesse por moda e o universo da moda sempre mostrou interesse por ela. No clip da música “Sugarkane” de 1992, o cenário é um desfile do estilista Marc Jacobs. Mesmo no auge do grunge numa banda de homens, ela usava looks super femininos e marcou seu estilo aí. Além do que, a sra. Gordon tem sua própria marca de roupas, a Mirror/Dash. Tá?