Inscrições abertas: Ibermúsicas 2022 promove intercâmbio para artistas

21/09/2022

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Reprodução

21/09/2022

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-AmericanasIbermúsicas 2022 está com inscrições abertas até o dia 1º de outubro. Representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, este ano o Ibermúsicas é composto por nove editais que buscam incentivar a internacionalização e circulação de artistas, intercâmbios, aperfeiçoamento artístico e técnico, além da criação de novas músicas.

Em meio as novidades, esse ano o programa terá o prêmio Brasil Ibermúsicas, cujo propósito é reconhecer e valorizar espaços e empreendimentos que venham contribuindo para a divulgação da música brasileira nos países ibero-americanos (da América Latina e Península Ibérica). O cadastramento, em cada um dos nove editais, pode ser feito pelo site oficial das convocatórias.

*

O auxílio proporcionado pela Ibermúsicas engloba o incentivo financeiro para a circulação de agentes do setor musical ibero-americano, favorecendo a internacionalização dos espetáculos musicais, e os intercâmbios de criação, de investigação e de saberes. O programa também se une ao Mid Atlantic Arts (EUA), buscando promover o diálogo intercultural entre artistas musicais da América Latina e dos Estados Unidos.

Destacando o contato com programadores de sala de concerto, teatros e escolas, além de festivais e feiras de música, o programa abre um edital conferindo um apoio financeiro que destina cobrir despesas de transporte para quem convidar artistas, técnicos e ministrantes de oficinas de países ibero-americanos para participação em suas programações. Outra oportunidade destinada para todos os agentes da cadeia de valor da indústria musical, é o ensejo para quem deseja estudar, durante um período de um a seis meses, na região ibero-americana. O contemplado irá receber mil dólares norte-americanos por mês, para estudos na América Latina, e mil e trezentos dólares por mês, para aprimoramento na Espanha e em Portugal.

Fortalecendo o intuito da criação de conteúdo, para difusão em modo virtual, e estimulando a cooperação ibero-americana entre os países membros, o programa Ibermúsicas procura oferecer essa assistência para projetos de modalidade virtual. A criação de canções, para o projeto, pode render um prêmio de dois mil dólares norte-americanos para cada canção contemplada, sendo mil dólares para cada criador.

Para os letristas do Paraguai, o Governo Nacional do Paraguai e o Ibermúsicas contemplarão, a partir do processo seletivo, uma canção inspirada no universo sonoro e poético da guarânia. O compositor da obra vencedora receberá dois mil dólares americanos. O Ibermúsicas acrescenta que a composição será apresentada em estreia por uma orquestra ou ensamble do Paraguai, no primeiro semestre do ano que vem. Fomentando um edital para intérpretes, ensambles, conjuntos de câmara, orquestras, agrupamentos corais e coros, o programa busca impulsionar a criação e as estreias de música acadêmica, erudita, contemporânea e experimental. Os candidatos deverão apresentar um projeto de estreia de obra, composta para a sua instrumentação.

Por fim, o edital busca reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços dedicados, ao longo dos anos, a difundir a música brasileira na região ibero-americana. Serão concedidos seis prêmios de cinco mil dólares norte-americanos.

LEIA MAIS

Tags:,

21/09/2022

Revista NOIZE

Revista NOIZE