Depois de um jejum de 20 anos sem lançamentos, os fãs de Jards Macalé já tem motivo pra comemorar: hoje o músico liberou “Trevas”, seu primeiro novo single. A canção faz parte do novo disco que chega no dia 8 de fevereiro.
O q eu faço é música, de 1998, havia sido a última novidade do Macalé até então. Agora, com o patrocínio do projeto Natura Musical e conta com um time de peso. Nas parcerias, Jards conta com a presença de Tim Bernardes, Ava Rocha, Clima, Rodrigo Campos e Capinam; na gravação, a banda que acompanha o cantor é formada por Thomas Harres na bateria, Guilherme Held na guitarra, o próprio Jards no violão junto de Kiko Dinucci, além do baixo de Pedro Dantas. Kiko e Thomas também cuidam da produção musical e Rômulo Fróes da direção artística.
Com texto duro, cheio de desalento e desesperança, o single foi construído a partir da tradução do poema “Canto I”, de Ezra Pound, feita por Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos. “Trevas” surge como um retrato atual do país: “[A canção] É sobre o Brasil do futuro. Chegamos ao poço mais fundo, chegamos ao limite, chegamos ao Brasil de 2019”, comentou Jards em release divulgado à imprensa.
Em busca da forma para a gravação do vocal da faixa, o músico mergulhou – literalmente. Para a segunda parte da canção, Jards mergulhou o rosto em uma bacia cheia de água para cantar, decisão repentina dele já no estágio avançado do processo do álbum. O resultado, você pode conferir abaixo, além do clipe dirigido por Gregório Gananian.