Já dura meses a novela do novo disco do Radiohead, como você vem acompanhando na NOIZE. As últimas novidades vieram do guitarrista da banda, Jonny Greenwood. Em entrevista ao jornal The Sunday Guardian, ele revelou que está gravando um outro disco no Forte Mehrangarh, em Jodhpur, na Índia. Ele não disse com todas as letras, mas sua fala deixa claro que o Radiohead não está com a mínima pressa de lançar o disco sucessor ao The King of Limbs (2011):
“Nós trabalhamos um par de meses gravando, e tudo saiu muito bem”, afirmou o músico. Porém, ele explicou que a banda nem ouviu o material que eles gravaram. Tentando consolar os fãs, ele emendou: “Mas deixamos tudo em um bom ponto quando paramos. Nós certamente mudamos nosso método de novo. Nós meio que estamos nos limitando um pouco, trabalhando com limites. Então vamos ver o que acontece. É como se nós estivéssemos tentando usar uma tecnologia muito velha junto com uma muito nova para ver o que acontece”, explicou misteriosamente o guitarrista.
Greenwood parece muito mais envolvido com o disco que está gravando em parceria com o músico israelense Shye Ben Tzur junto com uma dúzia de músicos indianos. “Nós ficamos morando aqui por quase três semanas gravando o disco. O Maharaja nos permitiu usar o forte e nós basicamente ficamos morando com 12 músicos indianos e fizemos um disco. Tem sido incrível trabalhar com músicos indianos. Um deles tem 16 anos e eu só sento e vejo ele tocar e aprendo tanto com a forma como ele entende a música. Ele é maravilhoso”.
Com certeza deve ser bem interessante esse álbum de Greenwood que, segundo ele, mistura música árabe, indiana e ocidental. Mas será que os fãs do Radiohead se contentarão com ele? Veja Jonny e Shye Ben Tzur se apresentando na Inglaterra no ano passado para sacar a vibe desse som: