Desde 1995, o grupo Coisa Fina vem alargando as fronteiras do jazz ao trazer pro seu som elementos brasileiríssimos, como o suíngue do samba, do baião e do maracatu. Formado em São Paulo, o grupo reúne saxs, trompetes, trombones, piano, guitarra, baixo acústico, bateria e percussão. Mas, em abril, o Coisa Fina ganhou um elemento eletrônico: pickups de DJ. E quem estava por trás delas era ninguém menos que o KL Jay, o DJ do Racionais MC’s.
Esse encontro fez parte do projeto DJazz, uma mistura de show e celebração à música de qualidade sem fronteiras. O grupo divulgou um vídeo mostrando na íntegra a versão que eles fizeram de “Ela Partiu”, clássico absoluto do mestre Tim Maia. Essa faixa foi lançada originalmente em um single de 1976 (que trazia “Meus Inimigos” no lado B) e, um ano depois, saiu no disco Tim Maia e Convidados (1977), que contou com a participação do Belchior, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Marku Ribas, Wilson das Neves, Luis Vagner, Bebeto, O Terço, dentre outros.
Cerca de duas décadas depois, “Ela Partiu” ganhou vida nova quando serviu de base para “Homem Na Estrada”, um dos sucessos do disco Raio X do Brasil (1993), do Racionais. Foi uma versão ligeiramente próxima a que aparece nessa faixa que KL Jay tocou, mas, ao invés das rimas de Brown, o que se ouviu foi uma linha melódica de jazz irresistível sobre os beats do DJ.
Veja como foi:
Em primeira mão a performance do nosso show com KLJAY numa versão inteira de "Ela Partiu" do mestre Tim Maia, a música mais pedida ao final daquela apresentação no Sesc Vila Mariana, em Abril deste ano.Amanhã tem mais às 23hs na Serralheria, que abre suas portas às 21hs! Vai perder?! Alastra!!!
Posted by Projeto Coisa Fina on Quarta, 9 de setembro de 2015
Compare com “Homem Na Estrada” e a versão original da música: