O lendário DJ dos Racionais MC’s, KL Jay usou recentemente seu Instagram para fazer uma pergunta aos seus seguidores: “Alô DJs! Qual o melhor shell/ agulha para tocar, mixar e riscar com vynil?”. Na foto do post, três cápsulas, que KL cita no texto para os seguidores escolherem: Jico Scratch, Ortofon Qbert e Ortofon VNL.
Caso você esteja iniciando no mundo do vinil, vale acessar este post para entender a importância da cápsula de um toca-discos. Essa peça interfere em praticamente tudo: desde as frequências sonoras captadas até as possibilidades de realizar scratches e outras manobras de discotecagem. Por interferirem no peso da agulha sobre o vinil, elas também podem impactar na conservação dos discos a longo prazo. Por isso, houveram diversas respostas ao post do KL Jay, cada DJ tem suas preferências.
“Eu tenho usado bastante a Ortofon VNL e adorei o resultado: o som é bem mais alto que a do Q.Bert e Shure”, disse o DJ Marky, nome importante do drum’n bass brasileiro. KL Jay respondeu: “Sim, Dj, concordo. O que não gostei é que ela gasta o sulco do disco com mais facilidade”.
Apareceram DJs que gostam de mais de uma opção, como o DJ Zebola, que comentou: “Sou fã da Ortofon, mas a Jico é braba também”. Em seguida, KL Jay deu a sua avaliação dos prós e contras de cada modelo: “A Jico tem mais volume e mais qualidade de som. Muito boa pra riscar também, mas não suporta um ambiente que tem sub, às vezes ela pula. Ortofon Qbert tem volume e qualidade boas, mas inferiores a Jico. Mas suporta bem mais os graves dos subs”.
Um fã comentou que estava curioso para saber qual é, afinal, a preferida do KL Jay. “Como tenho uma discotecagem agressiva, a Ortofon Qbert se enquadra melhor”, resumiu o DJ.
Para você que está lendo e faz um som com as bolachas: qual é o seu modelo de cápsula preferido?