Um dos grupos pioneiros do punk rock feminino, o L7, voltará aos palcos com sua formação original. O anúncio já havia sido feito há algumas semanas, mas agora a banda divulgou este vídeo promocional onde avisa o público de que está voltando com tudo.
Formado em Los Angeles em 1985, o L7 foi a primeira grande banda só de mulheres a se destacar tanto dentro do cenário do punk. Na verdade, seu som está longe de ser um punk rock clássico – ora suas guitarras adquirem o peso distorcido do heavy metal, ora a bateria incorpora uma cadência que só seria vista anos depois com o surgimento do movimento grunge, movimento ao qual elas acabaram se filiando. Um indício do ecletismo do grupo é que sua música mais famosa, “Pretend We’re Dead”, não tem quase nada a ver com o resto das faixas do disco onde ela aparece, Bricks Are Heavy (1992).
De 1985 a 1999, elas lançaram cinco álbuns de estúdio passando por várias gravadoras alternativas, como a Sub Pop, que lançou o Nirvana. Ao longo desse tempo, o L7 viveu momentos memoráveis, por exemplo, em 1991, a banda criou o festival Rock For Choice com o objetivo de levantar fundos e chamar atenção para os direitos das mulheres optarem pelo aborto (esse debate também existe nos Estados Unidos mesmo que lá essa prática seja legalizada). O Rock For Choice aconteceu regularmente até 2001 e pelo seu palco passaram o Radiohead, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Rage Against The Machine, Foo Fighters, Nirvana, Hole e vários outros grupos importantes.
Nunca ficou claro o motivo, mas após algumas mudanças de formação a banda se separou em 2001. Agora, 14 anos depois, elas voltam desse hiato com shows marcados na França e na Espanha. Aproveitando a deixa, o L7 está organizando um projeto de crowdfunding para financiar um documentário sobre a sua trajetória (participe aqui). Quem sabe elas não voltam pro Brasil daqui a pouco? Em 1993, no Hollywood Rock, elas tocaram no Rio de Janeiro, inclusive Kurt Cobain e Courtney Love viram o show delas. Veja abaixo: