Essa vai àqueles que não querem gastar 13 dólares no aplicativo Biophilia de Björk, que já foi usado até em escolas de Paris e Los Angeles, e outros apps pagos. Reunimos neste post cinco aplicativos para iPhone, iPad ou iPod Touch desenvolvidos por bandas e gratuitos que você precisa conhecer.
Não são apps normais de bandas, com datas de shows, vídeos e músicas. Você vai gastar um tempinho se divertindo nesses programinhas interativos com imagens gráficas, música e sons. Dá uma olhada:
1. Radiohead – PolyFauna
Para uma banda que valoriza o visual e já fez parceria com diversos animadores e videomakers, nada mais justo do que um aplicativo que brinca com figuras vetoriais e sons distintos baseados nas músicas do Radiohead. Este aplicativo acaba de ser atualizado com mais sons e espaços para descobrir. Siga o ponto vermelho e você se transportará para outras dimensões. O aplicativo desenvolvido, principalmente, por Nigel Godrich tem a jogabilidade limitada, mas dá pra matar o tempo na fila do banco. Arrastando apenas um dedo você multiplica a fauna, com dois você muda de direção. Mexa seu aparelho para mudar o ângulo do jogo.
2. Incubus – Chuck Yourself
Transforme-se no pai do vocalista Brandon Boyd adicionando em uma foto sua o bigode, a sobrancelha e o cabelo que ele usa na capa de S.C.I.E.N.C.E., o segundo disco da banda. Aplicativo simples e divertido, perfeito para interagir em uma noite com os amigos. Dá pra salvar a foto no aparelho e compartilhar com quem você quiser.
3. Brian Eno e Karl Hyde – Eno • Hyde
O aplicativo de realidade aumentada da dupla que deu tão certo que já lançou dois discos esse ano, Someday World e High Life, usa o disco de vinil desse último álbum para criar imagens gráficas no LP. Caso você não tenha o vinil de High Life, pode acessar enohyde.com/app que o efeito será o mesmo no seu aparelho. Basta escolher sua trilha-sonora, “Strip It Down” ou “Lilac”, apontar a câmera do dispositivo móvel para o centro do disco e dar o play. Toque na tela e mexa o aparelho para brincar com a realidade aumentada criada. Uma mistura do mundo analógico do LP com o digital do aplicativo que vai tomar seu tempo.
4. Third Coast Percussion – Third Coast Percussion John Cage “Quartet”
Em 2012, comemorou-se o centenário do já falecido compositor experimentalista e filósofo John Cage. Em homenagem a ele, o grupo de percussão de Chicago (EUA) Third Coast Percussion desenvolveu este aplicativo que, se você gosta de fazer música, pode passar horas brincando. “Quartet” (1935) é a primeira composição para percussão de John Cage e ela pode ser tocada por qualquer instrumento ou som. Com o aplicativo, você pode utilizar o instrumento que quiser entre os diversos oferecidos, além de poder gravar seu próprio som, e criar sua versão de “Quartet”.
5. iDaft
Utilize os samples do Daft Punk de “Technologic” e “Harder, Better, Faster, Stronger” e tente recriar as músicas, ou cria-las do seu jeito. No início pode parecer difícil de encaixar os samples no ritmo da batida, mas aos poucos você vai acostumando e fica cada vez mais divertido de usar o app. Os samples foram todos cedidos para o aplicativo pelo Daft Punk.