Mesmo que em 2013 a febre dos discos de vinil tenha voltado, comprar bolachões nos anos 2000 não é uma prática muito comum. Deve ser por isso que, segundo a lista divulgada pelo site britânico The Official Charts Company, os discos de vinil britânicos mais vendidos nos últimos vinte anos são todos dos anos 90.
Quem lidera a lista com o maior número de discos entre os vinis mais vendidos é o Oasis, com três álbuns: “Definitely Maybe”, “(What’s the Story) Morning Glory?” e “Be Here Now”. O disco “Definitely Maybe” foi direto para o topo das paradas do Reino Unido em 1994, quando foi lançado. Mas é o álbum “(What’s the Story) Morning Glory?” que ocupa o primeiro lugar na lista dos LPs britânicos mais vendidos.
A lista ainda inclui outros grandes vinis dos anos 90. “Parklife”, do Blur, trouxe a banda de volta ao movimento britpop em 1994. Já “Different Class”, do Pulp, umas das bandas pioneiras do britpop, foi lançado em 1995 e teve dois singles entre os top 10 do Reino Unido, “Common People” e “Disco 2000”.
Na galeria abaixo você confere os vinte vinis mais vendidos nos últimos vinte anos. Você vai encontrar bolachões do Nirvana, The Beatles, Neil Young, entre outros britânicos.