Com o mundo do vinil em expansão, fabricantes de toca-discos seguem buscando aprimoramentos nos equipamentos disponibilizados ao público. Recentemente, alguns novos modelos high-end bem interessantes foram anunciados. Eles custam verdadeiras fortunas, mas marejam de emoção os olhos dos apaixonados por vinil.
Ainda não começou sua coleção de LPs? Assine agora o NOIZE Record Club e receba o melhor da música na sua casa.
DG-1S – Vertere Acoustic
A marca inglesa anunciou uma nova versão do seu Dynamic Groove – 1, com aprimoramentos no sistema. O toca-discos belt-drive tem previsão de lançamento para setembro de 2022. A marca promete maior precisão na separação estéreo e na dinâmica do som, para a felicidade dos audiófilos.
O braço do toca-discos é feito com um polímero laminado de cinco camadas, oferecendo leveza e estabilidade. Foram feitos aprimoramentos no prato, com promessa de menor esforço para o motor e menor ruído resultante das vibrações da rotação. O equipamento conta também com um novo software no motor, permitindo ajustes em duas etapas, nas ondas senóides e cossenóides, para reduzir ao máximo os ruídos e vibrações indesejadas.

T1, edição comemorativa HMV – Pro-Ject
Em comemoração aos 100 anos da HMV, tradicional empresa musical britânica, a Pro-Ject lançou uma nova versão de seu toca-discos T1. A edição comemorativa possui o clássico logo da marca, um cachorro ouvindo uma vitrola, estampado no aparelho.
Um diferencial deste equipamento é o fato de que ele não possui nenhuma peça de plástico. Com design desenvolvido para reduzir qualquer tipo de vibração indesejada, o toca-discos possui prato de vidro e braço feito 100% de alumínio. Opera com sistema belt-drive, com a correia ligada a um sub-prato com rolamentos de aço inoxidável ultraprecisos.

X2 B – Pro-Ject
Uma nova versão do X2 da Pro-Ject, esse toca-discos traz a novidade de possuir um conector XLR, usado para balancear o tráfego de sinal de áudio no aparelho. Essa inovação afasta as interferências indesejadas e traz estabilidade para o som. Assim, existem menos perdas do momento em que a gravação é captada pela agulha até o momento da reprodução.
O equipamento também conta com um braço leve e estável de carbono e alumínio, além de um prato de acrílico com design antirruído. A tração do toca-discos se dá através de um sistema belt-drive com correia de alta precisão.

Reference Jubilee – Clearaudio
Para celebrar seus 40 anos, a companhia alemã, que ao longo de toda sua história dedicou-se ao áudio analógico de alta definição, anunciou o Reference Jubilee. O toca-discos possui formato de boomerang, tal qual o modelo Reference, lançado pela marca na década de 1980.
A base do toca-discos é feita com madeira laminada e alumínio, pensada para otimizar a ressonância do áudio. O equipamento, que opera com sistema belt-drive, possui sensores ópticos dedicados a controlar automaticamente, a cada três minutos, variações na rotação do prato, feito de polióxido de metileno, com 6 cm de espessura.

***
Já imaginou curtir a sua coleção em um toca-discos desses? São verdadeiros sonhos do consumo para apaixonados pelo som analógico. Mas, se você está começando no mundo do vinil, não precisa de tanto: neste outro post, separamos algumas dicas para que você compre um bom toca-discos sem gastar muito.