O projeto X Ray Records vai reunir sons inéditos de artistas como Massive Attack, Pussy Riot e Jónsi, do Sigur Rós, e Nátio Mosquito de uma forma bem inusitada: em discos prensados sob chapas de raio X. A série faz parte da Library of Dangerous Thoughts, uma iniciativa colaborativa entre a The University of the Underground, o museu digital do The Collecturs e o Bureau of Lost Culture.
Nos “discos em raio x”, além das músicas das bandas já citadas, será possível conferir gravações inéditas do linguista e sociólogo norte-americano Noam Chomsky e do britânico Neil Harbisson, primeiro artista a ser reconhecido como ciborgue por um governo.
*
Os produtos são um artigo de luxo: feitos para serem tratados como obras de arte, cada bolacha contém apenas uma faixa e suas gravações tem um número limite de reprodução – entre 10 a 15 vezes. Depois, o som some. Da união entre pensadores e artistas influentes, a University of The Underground afirmou que o projeto foi idealizado para “aumentar a conscientização sobre a censura e incentivar a pluralidade do pensamento”.
As vendas estão disponíveis por tempo limitado e você pode conferir mais informações aqui.