O cantor e compositor JJ Cale, que escreveu músicas que foram imortalizadas por artistas do calibre de Eric Clapton e Lynyrd Skynyrd, morreu ontem, aos 74 anos de idade. De acordo com o seu site oficial, o músico, que estava internado no Scripps Hospital, na Califórnia, não resistiu a um ataque cardíaco.
JJ Cale começou a sua trajetória em meados da década de 60. Em 1964, depois de trabalhar como engenheiro de som num estúdio em Los Angeles, Cale gravou o seu primeiro single. “After Midnight”, que foi o lado B de “Liberty”, seria regravada pouco tempo depois por Eric Clapton, que faria da música o primeiro hit da sua carreira. É de JJ Cale também outro sucesso do guitarrista inglês: “Cocaine”.
Mesmo que tenha concedido pouqíssimas entrevistas e se mantido no anonimato por muitos anos, JJ Cale influenciou toda a geração que transformou o blues em rock n’ roll, nos anos 60 e na década de 70. Um dos que reconheceram a importância de Cale foi Beck. “O poder de fazer menos e se segurar em uma canção me influenciou bastante”, revelou o guitarrista ao jornal Los Angeles Times, em 2009.
Para prestarmos uma homenagem a JJ Cale, separamos aqui as suas quatro composições mais famosas, que fizeram sucesso nos discos de Eric Clapton e do Lynyrd Skynyrd. O curioso é que pouca gente conhece as versões originais desse quatro hits.
“Cocaine” (gravada por Eric Clapton)
“After Midnight” (gravada por Eric Clapton)
“I Got the Same Old Blues” (gravada por Eric Clapton e Lynyrd Skynyrd)
“Call Me the Breeze” (gravada pelo Lynyrd Skynyrd)