Como acontece sempre, milhões de pessoas ficaram felizes e milhões ficaram tristes com o resultado da eleição que define quem será o presidente do Brasil. Mas independente do debate político sadio que marca qualquer regime democrático, o dia de ontem foi marcado por uma enxurrada de manifestações públicas carregadas de ódio e preconceito contra os cidadãos do nordeste, acusados de forma irresponsável e desrespeitosa de terem sido “culpados” pela vitória de Dilma Rousseff. Preferir que Aécio Neves tivesse sido eleito presidente é um direito de qualquer brasileiro, porém defender posições políticas vomitando palavras de violência é inadmissível. Por isso, surgiu a hashtag #SouDoNordesteMesmoEComOrgulho e alguns artistas estão dando a sua opinião sobre essa polêmica. Veja abaixo:
Criolo
Emicida
Estudem mais sobre o nordeste, a contribuição intelectual do NE p/ o Brasil é algo fascinante. Recomendo um Patativa do assaré p/ hoje.
— emicida (@emicida) October 27, 2014
Tico Santa Cruz
Paulo Coelho (ok, ele não é músico, mas escreveu grandes letras!)
Nasci no Rio, e mesmo assim #SouDoNordesteMesmoEComOrgulho (por sinal, mal acabou eleição e começou divisão/preconceito? )
— Paulo Coelho (@paulocoelho) October 27, 2014
China
tenho vários amigos do sudeste que moram no nordeste e adoram, viu? não to entendendo essa raivinha de quem vem de lá pra cá.
— chinaina (@chinaina) October 27, 2014
o nordestino, antes de tudo, é um povo generoso. Se faltar água… pode colar que lá tá dando de balde, visse?
— chinaina (@chinaina) October 27, 2014
Esses jornalistas falando mal do nordeste… são mais atrasados do que as famílias mais carentes e sem acesso a informação do sertão.
— chinaina (@chinaina) October 27, 2014
a seca é foda… e o nordeste pode ensinar muito sobre isso. Se eu fosse da turma do preconceito… prestava atenção nesses ensinamentos.
— chinaina (@chinaina) October 27, 2014
Aproveitamos a deixa para lembrar de dez discos monumentais feitos por artistas nordestinos de diferentes gerações para não deixar ninguém esquecer que o nordeste é uma das regiões mais culturalmente ricas de todo Brasil: