Faz exatos 22 anos que a música ganhou um de seus maiores presentes: o sensacional “Nevermind”, do Nirvana. Nós, no entanto, nem esperamos o dia do seu aniversário pra homenageá-lo.
Foi na NOIZE #62, quando reproduzimos a capa do disco, no especial “Lost Covers”. Se você não viu, clique aqui.
Além desta belíssima foto, reunimos mais 5 coisas sobre este lendário álbum:
1 Bebê circuncidado
Em entrevista à NOIZE Online, João Gordo falou sobre “Nevermind”. “Ouvi na casa de um amigo repórter e achei as músicas porradas e fortes. Na minha cabeça da época, era uma mistura de punk com Beatles, bem legal, muito mais legal que o primeiro, que era pesadão, aquela coisa mais crua. ‘Nevermind’ era mais melódico, mais bem-tocado.” O que chamou mesmo atenção no bate-papo, no entanto, foi o detalhe ao qual João diz ter prestado muita atenção. “Tudo me chamou a atenção, desde a capa. Tudo, as músicas, a cor da capa, aquele azul. O pinto do moleque me chamou a atenção.” Segundo João, é um bebê circuncidado. “Como se fosse um peixe sendo fisgado por uma nota de um dólar, cara. É claro que é um judeu (…), e ninguém nunca falou sobre isso”, afirma.
Clique aqui pra conferir a entrevista completa.
2 Barrados no baile
Na festa de lançamento de “Nevermind”, em um bar de Seattle, os integrantes do Nirvana resolveram fazer uma guerra de comida. Obviamente, eles estavam mais pra lá do que cá e acabaram expulsos do lugar pela segurança.
3 “Nevermind” pelo Nirvana
Na série “Classic Albuns”, Krist Novoselic e Dave Grohl falam sobre a gravação deste que foi o álbum responsável pelo nascimento do grunge. Pra assistir agora:
4 Fight
Kurt Cobain cresceu os olhos para o faturamento de “Nevermind” e chegou a pedir uma porcentagem maior nos direitos autorais. Novoselic e Grohl ficaram putos e ameaçaram largar a banda.
5 Apenas 4 estrelas
Dá pra acreditar que a Rolling Stone deu só 4 estrelas pra “Nevermind” no seu lançamento e, depois, o elegeu como o melhor álbum dos anos 90? Contradições…