O que Monsanto, Starbucks, Walmart e Chevron pensam do disco novo do Neil Young

16/06/2015

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Ariel Fagundes

Fotos: Reprodução

16/06/2015

Essa briga é feia.

Neil Young está prestes a lançar seu novo disco, The Monsanto Years, em parceria com a banda Promise of the Real, que conta com o filho do Willie Nelson. O álbum é um manifesto ambientalista que se coloca contra a atuação de grandes empresas, especialmente a gigante do ramo químico Monsanto – atualmente a maior produtora de sementes transgênicas do mundo e uma potência dentre as companhias produtoras de agrotóxicos.

*

Mas além de criticar a Monsanto, Young promove desde o ano passado um boicote à rede de cafeterias Starbucks afirmando que ela está unida à Monsanto em um processo contra o estado americano de Vermont porque o território exigiu que os alimentos geneticamente modificados fossem identificados por isso. Em seu novo disco, Neil Young cita o nome dessas e outras empresas e a revista norte-americana Billboard foi atrás da Monsanto, Starbucks, Chevron (responsável pelo terrível vazamento de petróleo no Golfo do México, em 2011) e da rede de supermercados Walmart (acusada de violar direitos trabalhistas) para saber o que elas pensam sobre as músicas novas de Neil.

Veja abaixo:


Resposta da Starbucks: “Starbucks não tomou posição no assunto de rotulagem dos OGM [organismos geneticamente modificados]. Sendo uma companhia com lojas e produtos presentes em cada estado, preferimos uma solução nacional”


Resposta da Monsanto: “Muitos de nós da Monsanto somos fãs do Neil Young. Infelizmente, para alguns de nós, seu álbum atual pode falhar ao refletir nossa forte crença no que fazemos a cada dia para ajudar a tornar a agricultura mais sustentável. Reconhecemos que há muita desinformação sobre quem somos e o que fazemos – e infelizmente muitos dos nossos mitos parecem ter sido incluídos nessas letras”


Resposta da Chevron: “Recebemos o pedido de imprensa, no entanto não vamos participar dando entrevista”


Resposta do Walmart: “Como vocês podem ter visto recentemente, Walmart chegou ao salário inicial de US$ 9 por hora. Nós estamos orgulhosos da oportunidade que damos às pessoas de construírem uma carreira e ter a chance de ter uma vida melhor”

Veja abaixo o último clipe de Neil Young, da música “Wolf Moon”, presente em The Monsanto Years:

Tags:, , , ,

16/06/2015

Editor - Revista NOIZE // NOIZE Record Club // noize.com.br
Avatar photo

Ariel Fagundes