Os caminhos e o protagonismo de MC Soffia em websérie da Rider

08/03/2021

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Divulgação

08/03/2021

No início dos anos 1990, quando o movimento hip hop cercou as escadas do metrô São Bento, em São Paulo, era raro ver a presença ativa de mulheres nas batalhas de rimas. Quando se via, no entanto, muitas vezes era necessário que elas deixassem de lado sua identidade para se adequar à uma estética masculina — seja no jeito de se vestir ou se expressar — para que fossem respeitadas no meio.

Com o tempo, esse “manual” não verbalizado, foi deixado de lado e as mulheres passaram a impor cada vez mais a própria personalidade e isso, é claro, também refletiu nas temáticas a serem discutidas dentro do hip hop. A moda, agora como ferramenta libertária, também incendiou as discussões sobre o feminismo e a falta de protagonismo da mulher preta na sociedade. Negra Li, Tássia Reis, Tatiana Bispo, Sharylaine e Drik Barbosa, por exemplo, são algumas das artistas que presenciaram essa transição para, enfim, vestirem suas próprias identidades.

*

Tendo esses nomes como farol, MC Soffia, “princesa do rap nacional”, continuou pensando e ampliando o espaço já conquistado pelas veteranas. “Se a gente não fizer o agora, como vamos pensar no futuro?”, provoca a artista na websérie “Sente As Cores. Sente a Música”, promovida pela Rider. O projeto, disponível no Instagram oficial da marca, celebra a cultura de rua e os artistas que fomentam essa cena musical e traz como protagonista a MC, que comemora uma década de carreira com apenas 17 anos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rider (@rideroficial)

Sempre conectada com a moda e com os discursos identitários e políticos, a rapper contribui assíduamente na luta antirracista e usa as próprias rimas como ferramenta de afirmação e conscientização do espaço da mulher. “Minhas músicas falam sobre temas muito importantes, que são coisas que a gente passa desde cedo, então não tem porque eu esperar ficar adulta para poder falar”, aponta.

Desde o primeiro hit “Menina pretinha“, lançado em 2016, a artista teen vem endossando o caminho do hip hop e aproveita da visibilidade que conquistou para potencializar outras jovens talentosas. Sempre atenta aos nomes mais palpitantes da música brasileira, a Rider te convida a assistir na íntegra aos bastidores dessa história e entender por que MC Soffia é um dos grandes nomes da nova geração do rap nacional. Para acompanhar as outras novidades, conheça os modelos de papetes da linha “Sente As Cores. Sente A Música” e caminhe com a Rider!

Tags:, ,

08/03/2021

Revista NOIZE

Revista NOIZE