Após vazar na internet, primeiro por fontes duvidosas e depois disponibilizado pela própria banda no perfil oficial do Myspace, chega às lojas americanas “Backspacer“, o nono disco de estúdio do Pearl Jam. Lançado após uma pausa de três anos, o àlbum foi produzido por Brendan O’Brien, que trabalhou em outros àlbuns deles na década de 90, como: Vs., Vitalogy, No Code e Yeld e na recente remasterização de Ten.
A capa é do chargista Dan Perkins, mais conhecido como Tom Tomorrow. A estratégia de divulgação foi soltar cada quadro da capa em sites e blogs diferentes, numa caça o tesouro em que o pote de ouro segue abaixo:
O guitarrista Mike McCready disse em entrevista ao MTV News que muitas faixas ficaram fora do álbum que contém 11 músicas. “Nós tínhamos 17 a 20 ideias nesse projeto, mas quando concluímos 11, [produtor] Brendan [O’Brien] e Ed [Vedder] disseram que era um bom número”, contou Mike.
Mike McCready contou que não vão lançar um B-side com as músicas que ficaram de fora, mas dentro de seis meses irão lançar algo. “Temos um material bom e grandes planos para elas”, finalizou.