Por que não houve um “Led Zeppelin V”?

10/11/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

10/11/2014

Led Zeppelin I, II, III, IV… Depois de quatro discos entitulados apenas com o nome da banda e a sequência da sua ordem de lançamento, ninguém sabia por que motivos o Led não chamou o disco seguinte de Led Zeppelin V. Ao invés disso, a banda optou por chamar o próximo álbum de Houses Of The Holy (1973), deixando margem para um oceano de interpretações hipotéticas sobre a razão disso. Teria algo a ver com o lado ocultista de Jimmy Page? Ou seria um marco de uma guinada no som que a banda vinha apresentando desde seu disco de estreia?

Agora que o grupo está relançando sua discografia com novas mixagens comandadas pelo seu guitarrista, Page deu uma entrevista explicando que não foi nada disso:

*

– Começou com I, II, III, mas no IV são apenas quatro símbolos, então ainda são dígitos. Mas [o álbum seguinte] não seria Led Zeppelin Sinal da Vitória [V]. Então foi Houses Of The Holy. De uma certa forma, tem a ver com o fato de que todos somos casas do Espírito Santo [“houses of the Holy Spirit”, em inglês].

Apesar de todo alvoroço que está sendo feito por causa da série de relançamentos do Led Zeppelin, é bem provável que ninguém nunca mais veja Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones no mesmo palco novamente. Foi publicado no jornal britânico Mirror que o grupo recusou uma oferta que somava mais de £500.000.000 para reunir o Led. Quem não teria aceitado a proposta teria sido o vocalista Robert Plant, pois, segundo o jornal, Page e Paul Jones aceitaram a oferta imediatamente. Quem assumiria a bateria seria o filho de John Bonham, Jason Bonham, que foi o baterista do Led nas poucas ocasiões em que a banda se reuniu depois da morte do batera original em 1980. Porém, essa história toda foi desmentida pela equipe de Robert Plant poucos dias depois de ser publicada.

De qualquer forma, a ganância não parece ser maior do que o orgulho de Plant, que sabe da dificuldade extrema que teria para interpretar da forma como os fãs gostariam os vocais agudos do Led que ele fazia 40 anos atrás. Pro resto da banda – que não canta um verso – é bem mais fácil, né. Basta ouvir a banda tocando “Black Dog” da última vez em que se reuniu, em 2007, em comparação com a época em que a música foi lançada, no início dos anos 70:

Mas como não é justo exigir a juventude eterna de ninguém, dê uma olhada no show inteiro de 2007, que é um puta show:

Tags:, , , , , , , ,

10/11/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE