O cruel mercado de videoclipes

24/07/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

24/07/2013

Os Racionais MCs divulgaram a gravação da sua apresentação na Virada Cultural de São Paulo nesse ano, que foi dirigida e editada por Rafael Kent, da Okent Films. O diretor comentou em entrevista sobre o mercado de vídeos musicais no país.

Sempre preocupado com a estética de seus trabalhos, Kent disse que foi uma vitória quando seu primeiro clipe apareceu no canal MTV. “Com o tempo percebi que a MTV não tinha mais muitos parâmetros para o que era passado por lá, não estou falando que o que eu faço são as melhores coisas e nem quero que seja, mas eu gostaria que quando um clipe meu fosse veiculado na MTV fosse um prêmio, um desafio e não, tudo entrava lá, bastava a banda ter audiência que tava lá e pior, ganhava-se prêmios, muitos”, desabafa o diretor.

*

Para Kent, a MTV foi uma das responsáveis pelo enfraquecimento da produção de videoclipes no Brasil. Enquanto o diretor trabalhava para produzir clipes de qualidade, havia bandas famosas que tinham seus clipes ruins aprovados e transmitidos pelo canal. O diretor se desiludiu mais ainda após ter feito um clipe que muitos consideram o seu melhor e não ter sido indicado ao VMB.

O produtor já fez parceria com outros artistas, dirigindo o clipe “Virando a Mesa”, de Rashid, “Pra Minha Mãe”, do ConeCrewDiretoria, entre outros. Kent defende que “o mercado de clipes no Brasil é muito cruel, as pessoas não entendem quanto que custa algo bem feito, o tanto de profissionais envolvidos numa produção e que nada, por mais que pareça simples, nunca é”.

Hoje, o diretor faz seus clipes pensando no Youtube e não mais em divulgá-los na TV. Kent fala que o mercado brasileiro de produção audiovisual está fraco, sem muita concorrência. Mesmo assim, ele não cogita parar de trabalhar com sua paixão. Confere aí o vídeo da apresentação dos Racionais MCs produzido por Rafael Kent:

Tags:, , , , , ,

24/07/2013

Avatar photo

Revista NOIZE