Se David Byrne é considerado um músico pioneiro hoje, imagine como a sua música soava quando ele lançou o Talking Heads quarenta anos atrás… Recentemente, apareceu na internet um vídeo inédito que ilustra bem esse sentimento.
Gravado em 1980 no Capitol Theatre, em Passiac, no estado de Nova Jérsei, esse é o registro de um show inteiro da banda que nunca foi lançado oficialmente. A única faixa gravada nessa ocasião que a banda lançou foi “Crosseyed and Painless”, cuja versão ao vivo saiu no DVD Chronology (2011). As outras treze músicas que aparecem nessa apresentação nunca haviam visto a luz do dia até o Music Vault publica-las no Youtube. Apesar do show ter acontecido pouco depois do lançamento do quarto álbum da banda, Remain in Light (1980), o setlist da noite mistura faixas dos trabalhos anteriores e é um presente para qualquer fã.
Nesse vídeo, fica mais do que clara a relevância da obra do Talking Heads, que criou uma sonoridade completamente única para o rock da época. Aqui você pode, por exemplo, assistir como funcionava a composição percussiva da banda, que era muito forte, e ver ainda o tecladista Bernie Worrell, dos grupos Parliament e Funkadelic, tocando junto com eles.
É por essas e por outras que David Byrne será alvo de uma grande homenagem no Carnegie Hall, no dia 26 de março, em Nova Iorque. Nesse evento, artistas como Perry Farrell (do Jane’s Addiction e criador do Lollapalooza), Billy Gibbons do ZZ Top e The Roots tocarão em tributo a Byrne.