O Sesc RJ realiza durante o mês de novembro o projeto Sesc Nova Música Convida, que se divide em duas frentes: encontros musicais e ações formativas, com atividades gratuitas voltadas para profissionais do mercado da música. Retornando após dois anos de pausa, devido à pandemia, o evento acontece no Sesc Copacabana e na Praça Brasil, em Volta Redonda.
Os encontros musicais contam com curadoria atenta à nova produção musical brasileira. A edição de 2022 tem recorte predominantemente afro-brasileiro, se estendendo, ainda, em nomes cuja sonoridade é essencialmente tropical. A programação se inicia nesta terça-feira, com show do duo Yoún, formado por Shuna e Gian Pedro, recebendo o rapper Joca. A apresentação de R&B, jazz, soul e ritmos urbanos cariocas, será realizada no Sesc Copacabana. Os shows sempre são marcados para às 19 horas, e os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial do Sesc ou na bilheteria da unidade do evento.
Na semana seguinte, dia 8 de novembro, será a vez da paulista Vanessa Moreno receber Sérgio Pererê. A cantora, compositora e instrumentista, com forte circulação na Europa, se apresenta ao lado do mineiro, um dos nomes mais respeitados da produção contemporânea do estado. Na quinta-feira (17), será a vez do encontro do grupo Foli Griô e do baiano Lazzo Matumbi. O grupo, já indicado ao Grammy Latino, convida uma das vozes mais marcantes da Bahia num encontro de ritmo e tradição fortes. Os valores dos ingressos variam entre R$ 7,50 e R$ 30.
O projeto segue para o dia 23 de novembro, com o projeto Cafuzø, comandado por Sandro Lustosa e Glaucus Linx, numa noite de palco aberto. Nesse encontro, regido por sons e melodias da floresta, os artistas propõem uma abordagem experimental, abrindo espaço para cantores, rappers e slammers.
O encerramento, na terça-feira, dia 29 de novembro, será com o artista Wado, radicado em Maceió desde a infância, com a carioca Ayiè, como é batizado o projeto solo da compositora e baterista Larissa Conforto. Noite em que o pop leve do artista encontra a força da experimentação da carioca.
As duas ações formativas ocorrem em Volta Redonda (RJ), a primeira ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, com a oficina Assessoria de Imprensa e Posicionamento Musical e Artístico, realizada pela jornalista Julianna Sá. Na sexta, a oficina acontece entre às 18h e 21h, e no sábado, entre às 14h e 17h, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni. No sábado (26), a ação também recebe a jornalista Roberta Martinelli, que aborda sobre curadoria musical, das 14h às 18h. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
+ Entrevista | “A música tem que continuar”, diz Leci Brandão
Em Volta Redonda, o ponto de encontro musical será na Praça Brasil, que recebe dois dias de atividades sonoras. O palco será ocupado, no dia 26 de novembro, por Ramiro Mart convidando Thiago El Niño e Hodari. Enquanto no dia 27 de novembro, o grupo Juremeiros recebe Leci Brandão. Em ambas as noites a programação é aberta pela DJ Carol Oliveira, sendo no sábado na companhia do DJ Genesttra, e no domingo na presença do DJ Josafá.
Sesc Copacabana | R. Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)
Biblioteca Municipal Raul Leoni | R. Gen. Oswaldo Pinto da Veiga, Vila Santa Cecília, Volta Redonda (RJ)
LEIA MAIS