Som Imaginário lança single que anuncia álbum inédito gravado em 1976

14/04/2023

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Divulgação

14/04/2023

O Som Imaginário divulgou nesta sexta-feira (14) a faixa “Os Cafezais Sem Fim”, primeiro single do próximo disco Banda da Capital (1976), de oito faixas, pelo selo inglês Far Out Recordings, nas versões de vinil, CD e digital. O grupo, formado por Fredera (guitarra, violão e vocais), Jamil Joanes (baixo), Nivaldo Ornelas (saxofone e flauta), Paulinho Braga (bateria e percussão) e Wagner Tiso (órgão e piano elétrico), foi inicialmente criado para acompanhar Milton Nascimento, como uma banda de apoio, no espetáculo “Milton Nascimento, Ah! E o Som Imaginário“, em 1970.

Tomando ampla proporção, o Som Imaginário criou sua própria identidade e deixou o legado de uma discografia lendária para o público. A gravação de 47 anos atrás, feita no dia 4 de outubro de 1976, foi fruto do encerramento de gravações e turnês com Milton Nascimento. O show foi feito em comemoração ao Dia da Natureza, em Brasília (DF).

*

Da esquerda para a direita: Paulinho Braga, Nivaldo Ornelas, Wagner Tiso, Jamil Joanes, Fredera (Foto: Divulgação)

A ordem do repertório do vinil do disco Banda da Capital (1976) é formado pelas canções “Rádio Guarany”, “Xá-Mate”, “A igreja majestosa”, “Os cafezais sem fim”, “Armina”, “Banda da Capital”, “Sábado” e “Imaginados”.

Nas versões digitais e em CD, o álbum apresenta duas músicas bônus, retiradas de um show realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, em 6 de outubro de 1975, são elas “Armina” e “Manuel O Audaz”, esta última conhecida na voz de Toninho Horta, no disco homônimo de 1980, gravada ao lado de Pat Metheny e Lô Borges.

A gravação do disco foi obtida pela antiga mesa de som do show e masterizada e restaurada por Frank Merritt, engenheiro de masterização de vinil e proprietário do estúdio The Carvery, que tem sede em Londres.

O single lançado nesta sexta-feira (14) foi escrito por Wagner Tiso e divulgada no disco homônimo de 1978, dois anos após sua gravação em Brasília. Ouça abaixo.


LEIA MAIS

Tags:, ,

14/04/2023

Revista NOIZE

Revista NOIZE