A segunda e a terceira semana de março trazem ao espaço da Comedoria, do Sesc Pompeia, em São Paulo, a estreia do Festival Zunido. O evento será realizado, de quinta a domingo, a partir do dia 9 de março, e irá receber pela primeira vez no país o grupo The Last Poets. Unindo a poesia radical, o ativismo do movimento negro estadunidense e as sonoridades do jazz e do funk, o grupo nova-iorquino formado em 1968 é tido, ao lado de Gil-Scott Heron, como um dos principais precursores da cultura hip hop.
Maíra Freitas e o Jazz das Minas abrem a noite de estreia, na quinta-feira (09), às 21h30, em um show que inclui ritmos como samba, ijexá, marcha-rancho, maracatu e jazz, interpretados com vivacidade entre improvisos e poesias. O grupo Jazz das Minas se prepara para gravar o primeiro álbum autoral ainda neste ano.
Celebrando os quase 80 anos de vida, Marcos Valle se apresenta ao lado do trio Azymuth, na sexta-feira (10), às 21h30. Já no primeiro fim de semana de estreia (11 e 12) do Festival Zunido, o DJ canadense Kid Koala sobe ao palco acompanhado de sua filha Lealani, cantora e multi-instrumentista, nos vocais, guitarra e MPC. Com cinco álbuns solo, Koala já realizou turnês com bandas como Radiohead, Arcade Fire, Beastie Boys e A Tribe Called Quest, e conta com colaborações com Deltron 3030, Gorillaz e Afiara String Quartet.
Na quinta-feira (16), às 21h30, Pupillo (bateria) se reúne com Thomas Harres (percussão), Marcio Arantes (baixo), Antonio Neves (trombone), Limma (teclado) e Guri (guitarra) para apresentar o disco Sonorado Apresenta Novelas (2020), que contém versões instrumentais de novelas dos anos 70.
Em uma noite de duas atrações, Dr. Drumah, mais conhecido como Jorge Dubman, estreia a apresentação, na capital paulista, do seu novo álbum Nu-Konduktor (2021), enquanto o rapper Ogi lança versões novas e mais imersivas de suas canções, agora, acompanhado por uma banda.
Estreando no Brasil, o The Last Poets toca no sábado (18) e domingo (19), finalizando o Zunido. Dois membros fundadores do grupo, Abiodun Oyewole e Dahveed Nelson, estão à frente da formação que irá tocar no evento, que inclui ainda o percussionista Baba Donn Babatunde. Os ingressos começarão a ser vendidos a partir desta terça-feira (28), com valores que variam de R$ 15,00 a R$ 50,00.
Serviço | Festival Zunido 2023
Dia: De 9 a 19 de março.
Hora: Qui., Sex., Sáb., às 21h30 e Dom., às 18h30.
Local: Comedoria do Sesc Pompeia.
Endereço: R. Clélia, 93, Água Branca, São Paulo.
Ingressos: Site oficial ou bilheteria do Sesc São Paulo.
LEIA MAIS